TEORIA
Amortecimento de Alto-Falantes com Resistores em Série
Amplificadores de Potência – Classes e Especificações
Caixas Acústicas e Alto-Falantes
Caixas Acústicas e Alto-Falantes – II
Caixas Acústicas e Alto-Falantes – III
Distorções em medições de amplificadores Classe D – Filtro AES-17
Divisores de Frequências – Parte II
O Canal Central e os Canais Surround
O Novo Mundo do Áudio Digital – Parte II
O Novo Mundo do Áudio Digital – Parte III
O Novo Mundo do Áudio Digital – Parte IV
Potência de Saída: Uma Guerra de Números e Siglas
Pré-Amplificadores e Processadores
Realimentação Negativa em Amplificadores
Audição Crítica de Caixas Acústicas
Teste de Fator de Amortecimento em Amplificadores
Teste de Fator de Amortecimento em Amplificadores – Um Adendo
O CONTROLE DE AUDIBILIDADE… trocado em miúdos
Sistemas Estéreo ou Multicanal?
A Reprodução dos Discos de Vinil
Amplificadores de Potência – Mitos e Verdades
Áudio Digital – Arquivos Lossy e Lossless
Audio – Entradas e Saídas Balanceadas
Distorção Harmônica em Amplificadores
Especificações de Pré-Amplificadores e Processadores
Capacitores de Acoplamento em Áudio
Capacitores de Acoplamento em Áudio – Parte II
Capacitores Em Fontes de Alimentação De Amplificadores de Áudio
__
ELETROACÚSTICA
(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes
Resposta Temporal de Alto Falante em Caixa Refletora de Graves Processada por Filtros Digitais
Parâmetros de Thiele/Small para Alto-Falantes Novik
__
PROJETOS
Amplificador para Fones. Ou será mais?
Amplificador para Fones. Ou será mais? Parte II
Amplificador Para Fones. Ou Será Mais? Parte III
Amplificador para Fones. Ou será mais? Parte IV
Amplificador Para Fones. Ou Será Mais? Parte V
Amplificador para Fones. Ou Será Mais? – Parte VI
Amplificador para Fones. Ou Será Mais? – Parte VII
Amplificador para Fones. Ou será mais? Parte VIII
AS 3100: 150 W de Audio em “Kit”!
Construa Um Amplificador em Classe A, Para Algo Mais…
Construa Um Amplificador em Classe A, Para Algo Mais… Parte II
Construa o Amplificador “Superraiende” MK-MCMLXV – Parte I
Construa o Amplificador “Superraiende” MK-MCMLXV – Parte II
Construa o ULTRARRAIENDE – Parte I
Construa o ULTRARRAIENDE – Parte II – A Fontinha
Construa o ULTRARRAIENDE – Parte III
Loudness – Uma História – Parte I
Loudness – Uma História – Parte II
Loudness – Uma História – Parte III
Loudness, Uma História… Parte IV – O CN-100
Loudness, Uma História… Parte V
Módulo Amplificador em Classe D IRS2092
Montando o Pré RIAA PP3 – Parte II
Montando o Pré RIAA PP3 – Parte III
Monte Um Decodificador FM-Estéreo “Quebra-Galho”
O IBRAPE RA-105 – Parte I – Adendo
Projeto de Amplificadores de Potência para Áudio – Parte I
Projeto de Amplificadores de Potência para Áudio – Parte II
Projeto de Amplificadores de Potência para Áudio – Parte III
Projeto de Amplificadores de Potência para Áudio – Parte IV
Projeto de Amplificadores de Potência para Áudio – Parte V
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte I
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte II
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte III
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte IV
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte V
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte VI
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte VII
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte VIII
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte IX
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte X
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XI
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XII
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XIII
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XIV
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XV
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XVI
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XVII
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XVIII
Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XIX
Projeto de Pré-amplificadores RIAA – Parte XX
Projeto de Pré-amplificadores RIAA – Parte XXI
Projeto de Pré-Amplificadores RIAA – Parte XXII
Projeto de Pré-Amplificadores RIAA – Parte XXIV
Um Filtro de Ponderação “Curva-A” Para a Bancada do Experimentador
Um Simples e Eficiente Protetor de Caixas Acústicas
__
ANÁLISES
Análise do Amplificador Advance Acoustic MAA 406
Análise do Amplificador Integrado CSR Lanner 9280
Análise do Amplificador Cygnus MPA100
Análise do Amplificador Cygnus PA800
Análise do Amplificador Cygnus PA1800D
Análise do Amplificador Cygnus PA400
Análise do Amplificador Gradiente A1
Análise do Amplificador Gradiente HA- II
Análise do Ampliceptor Greynolds LR3000
Análise do Amplificador Integrado Gradiente LAB 500
Análise do Amplificador Integrado CCE SA6060
Análise do Amplificador Integrado Cygnus AC 200
Análise do Amplificador Integrado FBL AS-1040-A
Análise do Amplificador Integrado FBL AS-2000
Análise do Amplificador Integrado Gradiente model 80
Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 120
Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 126
Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 166
Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 246
Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 360
Análise do Amplificador Integrado Gradiente PRO 1200
Análise do Amplificador Integrado Gradiente PRO 2000 MK-II
O Gradiente PRO 2000 MK-II – Adendo
Análise do Amplificador Nashville NA 2200 PRO
Análise do Ampliceptor Marantz 2600
Análise do Amplificador Marantz Model 510
Análise do Amplificador Polyvox PM 5000
Análise do Pré-amplificador Gradiente Model P-1
Análise do Pré-amplificador Polyvox CM5000
Análise do Amplificador Quasar QA4400
Análise do Amplificador Quásar QA 6600
Análise do Amplificador Quasar QA-7070X
Análise do Amplificador SAE 2200
Análise do Amplificador Integrado Sharp SM-31E
Análise do Amplificador Spectro BPA-2150
Análise do Amplificador Spectro SQA2060
Análise do Pré-amplificador Sony TA-E77ESD
Análise do Pré-amplificador ST Preamp
Análise do Amplificador Tarkus TP2170
Análise do Amplificador Integrado Technics SU-V303
Análise do Pré-amplificador TONOS IC-5
Análise do Amplificador Tonos (Dynaco) ST-120
Análise do Amplificador Tonos ST-200
Análise do Pré-amplificador WB606
Análise do Equalizador Gradiente Model E1
Análise de Um “Booster” Automotivo
Análise do Amplificador Em Classe D TPA3118
AS 3100 – AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E ANÁLISE DO DESEMPENHO E DO MANUSEIO
__
RESTAURAÇÕES
Restauração do Toca-Discos Pioneer PL-530
Recuperando um Amplificador da Década de 1970
Recuperando um Amplificador da Década de 1970 – II
Restauração do Ampliceptor Greynolds LR1400
Aeriola Jr. e Aeriola Sr.: Os Dois Rádios Mais Importantes do Mundo
Modificações no Amplificador Quasar QA2240
Radiola AR 812: O Primeiro Super-Heteródino Comercialmente Viável
__
REPOSITÓRIO DE PLACAS IMPRESSAS
Em breve terei disponível um Sa 6060 studio da CCE. Um aparelho com construcao peculiar. Gostaria muito que o submetessem às excelentes análises realizadas neste periodico.
Sugestão recebida, Raphael. Fique de olho nas próximas edições.
Lendo essa série de artigos sobre amplificadores e outros equipamentos de áudio, fica claro que o Brasil e sempre teve bons técnicos, engenheiros e projetistas. A despeito de haver muito vira-latismo e os “espertos” que maquiavam ou copiavam produtos estrangeiros, colocando depois rótulos de “Made in Brazil”, usando dos incentivos fiscais/tributário da ZFM e da chamada “reserva de mercado”, a verdade é que o Brasil regrediu mais de 120 anos em termos industriais, desde a “abertura econômica” do desastroso governo de Fernando Collor.
A eletrônica (assim como outros ramos que estão na vanguarda tecnológica) foi uma das mais prejudicadas. No caso de haver um conflito que impeça a importação de equipamentos prontos e componentes, o Brasil hoje é incapaz de produzir até mesmo equipamentos eletrônicos básicos, como receptores de rádio e TV, além de equipamentos de áudio clássicos (seja com CIs ou componentes discretos). Não há NENHUMA empresa automobilística nacional; instrumentos musicais – acústicos ou eletrônicos – e até mesmo suportes de partituras hoje são importados. Dá vontade de chorar.