Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XVII

Álvaro Neiva*

“Meu reino por um fio com ganho…”

(Engenheiro de Eletrônica Anônimo…)

(citação da Ref.[20]…)

“Noise is in the air, everywhere I look around…”

(essa poderia ser a trilha sonora do projetista de pré-amplificadores… com perdão pelo trocadilho)

Voltando (ainda) às Válvulas…

Vamos chamar essa segunda versão usando válvulas, de PP5.

A estrutura é praticamente a mesma do circuito anterior, com um primeiro estágio de ganho na entrada, a rede de equalização passiva e o filtro passa-altas (HPF), agora de 1ª ordem, mais o segundo estágio de ganho.

A diferença vai ser a topologia ou forma dos circuitos amplificadores, agora do tipo catodo comum, ou catodo a massa.

No PP4, os estágios SRPP (Shunt Regulated Push-Pull) com tríodos, foram usados como estágios de amplificação por ter uma impedância de saída intermediária entre um estágio de catodo comum e um seguidor de catodo ou placa comum. O objetivo era poder usar menores valores de resistências, para reduzir os níveis de ruído térmico (hiss), sem se preocupar com distorção harmônica. Como em toda solução, temos vantagens e desvantagens a serem pesadas:

  1. Os dois tríodos de cada estágio contribuem para o nível de ruído total, aumentando uns 3dB no nível total de ruído na saída;
  2. Temos de usar duas válvulas duplo tríodo por canal para as etapas de amplificação (maior custo)…

*Engenheiro Eletricista

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