O Novo Mundo do Áudio Digital Parte III

João Yazbek*

Concluímos mês passado que os formatos dominantes para compressão e armazenamento de arquivos de música são o MP3 e o FLAC, e que este último tem sido usado na reprodução de áudio em alta qualidade e também para reprodução em alta resolução. Com a evolução na capacidade de armazenamento e na transmissão de dados, o caminho se abriu para o áudio em alta resolução (High Resolution Audio – neste texto abreviado como HRA) ganhar o mercado.

O que define áudio em alta resolução é que ele seja armazenado em um formato sem perdas e que ele tenha sido gravado com uma taxa de bits e uma taxa de amostragem superior ao padrão do Compact Disc. De fato, recentemente uma definição formal da CEA (Consumer Electronics Association) sobre o HRA nos diz: o áudio em alta resolução é definido como áudio em formato sem perdas por compressão que seja capaz de reproduzir, na íntegra, a faixa dinâmica de som de gravações que tenham sido masterizadas de fontes musicais de qualidade superior à do CD.

Como já estamos familiarizados com esses conceitos discutidos anteriormente, fica fácil entender que arquivos com profundidade de bits maiores que 16 bits e com taxa de amostragem maior que 44.1 kHz podem ser considerados de alta resolução. Mas existem detalhes que precisam ser lembrados. O primeiro deles é que o arquivo fonte tem de ser em alta resolução. Ou seja, o arquivo master tem de ser gravado no estúdio em um formato que seja em alta resolução.

Por exemplo, para que um arquivo FLAC de 24 bits e 192 kHz tenha realmente essa qualidade na reprodução é importante que ele tenha sido gravado nesse mesmo padrão (24/192). De nada adianta ter um arquivo 24/192 que contenha uma gravação original de CD em 16/44.1, pois a informação perdida não será criada novamente.

A técnica que transforma arquivos 16/44.1 em arquivos 24/192 não adiciona nenhuma informação nova, sendo somente uma forma matemática de fazer a conversão. Antes de concluir que o formato 24/192 (ou outro formato HRA) não resultou em melhora alguma na percepção sonora, verifique se os arquivos foram masterizados em HRA. A simples conversão de um arquivo 16/44.1 para 24/192 não adiciona melhoria alguma e, portanto, não irá ter resultado perceptível para ninguém.

Existem formatos HRA intermediários, como 24/48, 24/96 (em PCM) e o 1/2800 em DSD, que será discutido mais à frente. Lembrando-se de nossas colunas anteriores, com uma taxa de 24 bits, a relação sinal-ruído e a correspondente  banda dinâmica

*Mestre em Engenharia Eletrônica

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