O Amplificador “HI-END”

Marcelo Yared*

O termo “HI-END”, em áudio, é usado de forma generalizada hoje em dia, e quem o usa, seja fabricante de equipamentos e acessórios, sejam usuários de tais produtos,  deseja passar a imagem de que produz ou possui algo diferenciado, superior e, usualmente, dispendioso e exclusivo.

“Sapeando” na Internet, encontramos sítios que tentam explicar o que seriam tais produtos. Encontrei, em um deles (https://www.wordnik.com/words/high-end), as definições de dois dicionários sobre o termo:

Definições

do The American Heritage® Dictionary of the English Language, 5th Edition.

  • adjetivo – Atraente para clientes sofisticados e exigentes.
  • adjetivo – Sofisticado e exigente.

do Wiktionary, Creative Commons.

  • adjetivo – Mais sofisticado ou caro
  • adjetivo – Atraente para gostos sofisticados ou exigentes

Não sendo privilégio dos brasileiros, hoje em dia, na Internet, nas redes sociais e sítios de discussão sobre áudio, encontra-se uma quantidade bastante grande de posts e artigos sobre produtos dessa categoria. Alguns são, como poderíamos dizer, de forma elegante, “interessantes”, e, algumas vezes,  as discussões são acaloradas.

No que se refere a amplificadores, há um segmento explorado por alguns montadores de circuitos eletrônicos. São produções em escala artesanal ou semi-industrial, normalmente, algumas com mais qualidade e outras bastante simples mesmo.

E, nesse nicho, vemos concorrência e disputa acirrada. Acusações de plágio e declarações sobre as qualidades (de seus produtos) e os defeitos (dos produtos dos concorrentes), dentre as quais, as que me chamaram mais atenção foram a de um deles de que seu projeto de amplificador apresenta zero de distorção e a de outro, atacando  um amplificador “pirata”, copiado por um concorrente,  e que poderia causar problemas auditivos em quem o utilizasse…

*Engenheiro Eletricista

5 comentários sobre “O Amplificador “HI-END”

  1. Fabio30 de janeiro de 2023 às 2:40 PMResponder

    quantas espiras tem essa bobina, qual a medida de indutância dela?

    1. Antenna31 de janeiro de 2023 às 1:49 PMResponder

      Prezado Fábio, esse indutor não é crítico em seu valor, e qualquer coisa entre 2 e 4 microhenries deve servir. Na placa da montagem, utilizei um resistor de 10 ohms por 3W como corpo e o preenchi completamente com fio bitola 19AWG. Boa sorte em sua montagem e abraço.

  2. Fabio31 de janeiro de 2023 às 8:23 PMResponder

    valeu, obrigado

  3. Fabio3 de fevereiro de 2023 às 6:47 PMResponder

    Fiz a montagem, achei boa a qualidade sonora, porém ele tem o ganho muito baixo, montei duas unidades pra fazer um estéreo, talvez monte algum pré amplificador pra usar com ele.

  4. Fábio23 de março de 2023 às 3:22 PMResponder

    Qual é o resistor pra ajuste de ganho?

Deixe um comentário