O Novo Mundo do Áudio Digital Parte II

João Yazbek*

Em nosso último artigo falamos sobre o padrão MP3, suas vantagens e limitações. Vimos que, com a evolução tecnológica, podemos hoje transmitir e armazenar grande quantidade de dados de forma rápida e barata, de forma que o mercado de áudio já começa a migrar de arquivos pequenos e comprimidos como o MP3 para formatos onde os arquivos são maiores e com isso a qualidade de reprodução começa a aumentar significativamente. Nos últimos anos, os formatos de compressão sem perda começaram a ganhar espaço e, mais recentemente, o áudio em alta resolução tornou-se um formato comercialmente viável.

Os algoritmos de compressão sem perda são aqueles que permitem a reconstrução perfeita do sinal original comprimido.  Lembrando-se que, no caso do MP3, a reconstrução perfeita não é possível, pois há perdas envolvidas. O sinal que entra no codificador é diferente do sai do decodificador de MP3. No caso de compressão sem perdas, o sinal que entra é igual ao sinal que sai do processo.

No dia-a-dia, em nosso PC ou smart-phone, usamos a compressão sem perdas de forma corriqueira para reduzir o tamanho de arquivos para armazenamento e transmissão pela Internet, como é o caso dos arquivos executáveis comprimidos. O compressor de arquivos ZIP é um exemplo dessa categoria. Movendo-nos um pouco para a categoria de arquivos de fotografias, os arquivos de imagem do tipo Bitmap (BMP) são lossless e os arquivos JPEG são arquivos com perdas de compressão. Na área de vídeo também temos os dois tipos de arquivo, sendo que nessa área os arquivos comprimidos com perda são os mais usados.

Em áudio, os formatos são divididos em três tipos: aqueles sem compressão e logicamente sem perdas, como os formatos WAV e AIFF, os com compressão e sem perdas, como o FLAC e o ALAC e os com compressão e com perdas, como o MP3 que já discutimos e o AAC. Lembrando-se que temos também os formatos multicanal, e, para sermos curtos na classificação dos formatos multicanal, vamos citar como exemplos os Dolby TrueHD e Atmos e o DTS-HD Master Audio.

*Mestre em Engenharia Eletrônica

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