BLOG

Aqui você pode comentar e discutir os assuntos tratados em Antenna e no campo da Eletrônica

_____________________________________________________________________________________

De: Jonas Paulo Negreiros negrjp@gmail.com
Assunto: Sobre o mau-contato

Corpo da mensagem:
O mau contato talvez seja a pior das piores falhas da eletrônica.  Após uma intervenção técnica num equipamento defeituoso, tal como ressoldagens ou troca de componentes,  o mau contato desaparece  e deixa o técnico satisfeito.

-Resolvemos o problema!

 Mas essa  maldição volta impiedosamente depois de algum tempo.

 Nosso caso é aparentemente bobo, mas vamos relatá-lo.

Construímos o excelente medidor de ESR  para capacitores eletrolíticos, publicado pela Antenna; talvez um dos mais úteis instrumentos que o técnico reparador pode ter em sua bancada. 

O instrumento foi baseado num multímetro analógico, cuja escala de 30 miliamperes era perfeitamente adequada para a leitura do medidor de ESR.  Toda a eletrônica, inclusive o multímetro, foi alojada em uma caixa plástica. O multímetro foi preservado na sua condição original, exceto pela criação de de uma escala especial de ESR-Ohms, calibrada por resistores de tolerância de 1%.

Do lado de fora da caixa, incluímos uma tabela de ESR típicos dos eletrolíticos, na qual constava os valores ESR em função da capacitância e tensão de trabalho, além da advertência de usar o instrumento somente em capacitores previamente descarregados.

O equipamento funcionou muito bem e provou grande  utilidade.  Os  capacitores eletrolíticos defeituosos eram localizados rapidamente, sem a necessidade de removê-los das placas.
Mas,  depois de alguns meses,  a leitura do galvanômetro começou falhar. Várias tentativas de conserto foram malogradas.  O defeito era tinhoso, pois às vezes bastava encostar as pontas de prova do instrumento, uma à outra, para o ESR voltar a funcionar.

Inúmeras intervenções foram  feitas, incluindo sucessiva troca de componentes. Várias teorias de mal-funcionamento foram criadas pelos colegas, esbarrando até nas suposições quânticas. Mas após dias ou semanas, o danado mau-contato sempre voltava.

Abro um parêntese para relatar a engenhosa tática de um colega, que ao enfrentar problemas de mau contato por ação térmica, fazia apenas uma intervenção técnica por dia, deixando o aparelho  “em descanso”  por um período de 24 horas  até uma nova intervenção.

Eis que, num estalo digno do Padre Vieira, alguém resolveu girar o seletor de funções do multímetro, o qual estava encoberto pela caixa plástica. Eureka! O mau contato se desenvolvia através uma fina camada de oxidação entre os contatos da chave seletora do multímetro.

O mau contato era tão sensível que uma pequena descarga eletrostática de uma chave de fenda era suficiente para debelá-lo, infelizmente por muito pouco tempo.

Fizemos uma conexão permanente da através de um jumper soldado. E o problema finalmente desapareceu.

___________________________________________________________________________________________

9 comentários sobre “BLOG”

  1. ALBERTO GONCALVES DA SILVA NETTO15 de agosto de 2020 às 8:44 AMResponder

    Muito legal esta edição.

  2. Gleizer15 de dezembro de 2020 às 1:35 PMResponder

    Ótima iniciativa resgatar as revistas eletrônicas! Continuem! Talvez seja necessário um pouco mais de divulgação.
    obrigado

    1. Antenna16 de dezembro de 2020 às 8:33 PMResponder

      Obrigado, Gleizer!

      Vamos nos esforçar para divulgar mais.

      Abraço,

  3. Luiz Arthur Rocha3 de dezembro de 2021 às 3:00 PMResponder

    Fiquei muito feliz em acessar esse site.
    Fui assinante na Revista AN-EP nas décadas de 70/80, e dividia a leitura com meu saudoso pai, desde a época em que Antenna e Eletrônica Popular eram duas revistas separadas.
    A seção que eu mais gostava era “Circuitos Alheios”, onde sempre trazia algum transmissorzinho para a faixa de AM, e eu corria para montar, na oficina de radio e TV do meu pai.
    Tinha outra seção que eu gostava muito e sempre trazia histórias envolvendo eletrônica, cujo nome de um dos personagens era Carlito.
    O editor-chefe da revista era nosso colega radioamador Gilberto Affonso Pena (PY…GAP).
    Desejo sucesso a todos, e passarei a frequentar esse site.
    PY6ALP – Luiz Arthur

    1. Antenna3 de dezembro de 2021 às 3:34 PMResponder

      Felizes também ficamos nós em saber que você gostou da volta da revista, Luiz! A seção com o Carlito é a TVKX, que você pode ler também na edição on-line, na aba Eletrônica, do site. Forte abraço,

  4. José Carlos23 de dezembro de 2021 às 11:51 AMResponder

    Venho acompanhando a revista Antenna desde que voltou agora no formato digital. Parabéns à equipe de colaboradores. Gostaria de destacar o excelente artigo sobre a linguagem python para técnicos de Eletrônica, gostei da forma como o autor está inovando na forma de apresentar o tema. Parabéns!.

    1. Antenna25 de dezembro de 2021 às 10:03 AMResponder

      Obrigado José Carlos! Fique de olho pois teremos mais artigos sobre Python. Abraço.

  5. Marcio Luiz15 de fevereiro de 2022 às 9:00 PMResponder

    Show, em 1980, eu e meu irmão colecionava, a revista ANTENA pois sempre gostei da rádio px a faixa cidadão, até hoje falo no px temos um grupo aqui na minha cidade e nos falamos todos os dias.
    Parabéns pela iniciativa, e espero q continuei, trazendo matérias sobre a faixa cidadão q comemorou 52 anos no Brasil.

  6. Jonas Paulo Negreiros1 de setembro de 2023 às 9:48 AMResponder

    Venho desejar pleno êxito aos responsáveis pelo relançamento da Revista Antenna.
    Vez ou outra, dava uma olhada no Site da querida Beatriz Penna, a fim de saber das novidades da Empresa. Soubemos, ainda que tardiamente, da novidade através do canal de Newton Braga.
    Fazíamos parte de um grupo de colaboradores eventuais, o qual o saudoso Gilberto Affonso Penna Jr carinhosamente denominava como “bissextos”.
    Nosso sonho é ver essa revista novamente “materializada”, se não nas bancas, ao menos entregue aos assinantes, através do bom e velho correio.

Deixe um comentário