Subwoofers – Parte II

João Yazbek*

Continuando com nossa discussão sobre subwoofers, abordaremos neste mês alguns outros itens também importantes que o integrador ou usuário final precisa conhecer para que faça uma escolha consciente.

Os drivers de subwoofer usualmente são alto-falantes de maior tamanho (usualmente acima de oito polegadas) e que estão sujeitos a movimentos de longa excursão quando da reprodução de passagens mais intensas de subgraves em um filme ou trilha sonora.

Logo, é importante que o cone do subwoofer seja bastante rígido (evitando deformações durante a operação) e que simultaneamente seja leve. Essa combinação de leveza e rigidez é difícil de ser achada em todos os materiais. A rigidez depende não somente do material utilizado, mas também do formato do cone. O desenho mecânico do cone faz um papel importante na obtenção da rigidez do conjunto móvel. Existem no mercado cones dos mais diversos materiais, como papelão, polipropileno, alguns tipos de metal (como, por exemplo, o alumínio) e materiais mais sofisticados como o kevlar e a fibra de carbono.

Após essa breve introdução, as perguntas que surgem são as seguintes: os materiais fazem diferença no timbre e resultado sonoro de um subwoofer? Qual será o melhor material para o cone de um subwoofer? A resposta a estas perguntas irá surpreender muita gente: se tivermos dois cones rígidos o suficiente e de mesmo peso, o material utilizado não tem influência alguma no resultado sonoro final do subwoofer. A questão de material, dado que o cone seja rígido e leve, tem pouca influência no resultado sonoro, e é mais uma questão de estética e de aparência do que uma questão de materiais com melhor ou pior sonoridade. Tanto isso é verdade que muitos fabricantes ainda usam o velho cone de papelão com resultados muito bons.

O resultado sonoro de um driver de subwoofer depende menos do cone e mais de outros detalhes construtivos que estão fora da capacidade de avaliação do integrador ou usuário final. Detalhes como construção do conjunto magnético, excursão, e amortecimento mecânico (definidos pela borda e centragem) são muito mais importantes do que o material do cone para o resultado final. 

*Engenheiro Eletricista

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