Resposta Temporal de Alto Falante em Caixa Refletora de Graves Processada por Filtros Digitais.

Francisco Monteiro *

A grande maioria das caixas acústicas modernas apresenta problemas característicos de sistemas de malha aberta. Mesmo quando inserido um processo de realimentação, a eficácia é limitada.

A solução cabível está em prever e/ou medir o comportamento final do sistema e processar o sinal, com as devidas correções de características indesejadas, enviando posteriormente ao conjunto falante mais caixa.

Existem diferentes tipos de problemas, soluções e consequências das soluções. Este trabalho aborda as características dos processos de linearização da curva de resposta na frequência, no domínio do tempo, não se dedica a destrinchar fórmulas ou conceitos e sim a aplicá-los. Para quem se interessar, há vasta literatura disponível na Internet, inclusive, sobre os princípios matemáticos aqui presentes.

1. Introdução.

A tecnologia, forma, materiais e características físicas na construção de partes dos alto-falantes ainda restringem sua banda passante, ou seja, a resposta de frequência será de um filtro acústico passa-banda variável.

As características desse filtro são alteradas quando o alto-falante é instalado na caixa acústica sintonizada e o sinal elétrico processado por filtros e as características do conjunto serão manipuláveis de acordo com os parâmetros do alto-falante, caixa acústica e filtros eletrônicos.

* Engenheiro Eletricista

Deixe um comentário