REVISTA DO SOM

TEORIA

As Fontes de Sinal de Áudio

Amortecimento de Alto-Falantes com Resistores em Série

Amplificadores de Potência – Classes e Especificações

Caixas Acústicas e Alto-Falantes

Caixas Acústicas e Alto-Falantes – II

Caixas Acústicas e Alto-Falantes – III

Característica de Gravação

Distorções em medições de amplificadores Classe D – Filtro AES-17

Divisores de Frequências

Divisores de Frequências – Parte II

O Canal Central e os Canais Surround

O Novo Mundo do Áudio Digital

O Novo Mundo do Áudio Digital – Parte II

O Novo Mundo do Áudio Digital – Parte III

O Novo Mundo do Áudio Digital – Parte IV

Potência de Saída: Uma Guerra de Números e Siglas

Pré-Amplificadores e Processadores

Realimentação Negativa em Amplificadores

Subwoofers

Subwoofers – II

As Conexões HDMI

As Conexões HDMI – II

Escolhendo Caixas Acústicas

Audição Crítica de  Caixas Acústicas

Teste de Fator de Amortecimento em Amplificadores

Teste de Fator de Amortecimento em Amplificadores – Um Adendo

O CONTROLE DE AUDIBILIDADE… trocado em miúdos

Sistemas Estéreo ou Multicanal?

A Reprodução dos Discos de Vinil

Bluetooth Audio

Amplificadores de Potência – Mitos e Verdades

Áudio Digital – Arquivos Lossy e Lossless

Audio – Entradas e Saídas Balanceadas

O RCA Audio Amplifier Manual

Surround Sound – I

Surround Sound – II

USB Audio

Distorção Harmônica em Amplificadores

Especificações de Pré-Amplificadores e Processadores

As Conexões de Áudio Digital

Capacitores de Acoplamento em Áudio

Capacitores de Acoplamento em Áudio – Parte II

Capacitores Em Fontes de Alimentação De Amplificadores de Áudio

__

ELETROACÚSTICA

(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes

Resposta Temporal de Alto Falante em Caixa Refletora de Graves Processada por Filtros Digitais

Parâmetros de Thiele/Small para Alto-Falantes Novik

__

PROJETOS

Alimentação Fantasma!

Amplificador para Fones. Ou será mais?

Amplificador para Fones. Ou será mais? Parte II

Amplificador Para Fones. Ou Será Mais? Parte III

Amplificador para Fones. Ou será mais? Parte IV

Amplificador Para Fones. Ou Será Mais? Parte V

Amplificador para Fones. Ou Será Mais? – Parte VI

Amplificador para Fones. Ou Será Mais? – Parte VII

Amplificador para Fones. Ou será mais? Parte VIII

AS 3100: 150 W de Audio em “Kit”!

Construa Um Amplificador em Classe A, Para Algo Mais…

Construa Um Amplificador em Classe A, Para Algo Mais… Parte II

Construa o Amplificador “Superraiende” MK-MCMLXV – Parte I

Construa o Amplificador “Superraiende” MK-MCMLXV – Parte II

Construa o ULTRARRAIENDE – Parte I

Construa o ULTRARRAIENDE – Parte II – A Fontinha

Construa o ULTRARRAIENDE – Parte III

Loudness – Uma História – Parte I

Loudness – Uma História – Parte II

Loudness – Uma História –  Parte III

Loudness, Uma História… Parte IV – O CN-100

Loudness, Uma História… Parte V

Módulo Amplificador em Classe D IRS2092

Montando o Pré RIAA PP3

Montando o Pré RIAA PP3 – Parte II

Montando o Pré RIAA PP3 – Parte III

Monte Um Decodificador FM-Estéreo “Quebra-Galho”

O IBRAPE RA-108

O IBRAPE RA-108 – Parte II

O Pequeno Notável – Parte I

O Pequeno Notável – Parte II

O Pequeno Notável – Parte III

Projeto de Amplificadores de Potência para Áudio – Parte I

Projeto de Amplificadores de Potência para Áudio – Parte II

Projeto de Amplificadores de Potência para Áudio – Parte III

Projeto de Amplificadores de Potência para Áudio – Parte IV

Projeto de Amplificadores de Potência para Áudio – Parte V

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte I

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte II

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte III

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte IV

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte V

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte VI

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte VII

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte VIII

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte IX

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte X

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XI

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XII

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XIII

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XIV

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XV

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XVI

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XVII

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XVIII

Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XIX

Projeto de Pré-amplificadores RIAA – Parte XX

Projeto de Pré-amplificadores RIAA – Parte XXI

Projeto de Pré-Amplificadores RIAA – Parte XXII

Projeto de Pré-Amplificadores RIAA – Parte XXIV

Um Filtro de Ponderação “Curva-A” Para a Bancada do Experimentador

Um Simples e Eficiente Protetor de Caixas Acústicas

__

ANÁLISES

Análise do Amplificador Advance Acoustic MAA 406

Análise do Amplificador Integrado CSR Lanner 9280

Análise do Amplificador Cygnus MPA100

Análise do Amplificador Cygnus PA800

Análise do Amplificador Cygnus PA1800D

Análise do Amplificador Cygnus PA400

Análise do Amplificador Gradiente A1

Análise do Amplificador Gradiente HA- II

Análise do Ampliceptor Greynolds LR3000

Análise do Amplificador Integrado Gradiente LAB 500

Análise do Amplificador Integrado CCE SA6060

Análise do Amplificador Integrado Cygnus AC 200

Análise do Amplificador Integrado Gradiente model 80

Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 120

Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 126

Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 166

Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 246

Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 360

Análise do Amplificador Integrado FBL AS 2000

Análise do Amplificador Nashville NA 2200 PRO

Análise do Ampliceptor Marantz 2600

Análise do Amplificador Marantz Model 510

Análise do Amplificador Polyvox PM 5000

Análise do Pré-amplificador Gradiente Model P-1

Análise do Pré-amplificador Polyvox CM5000

Análise do Amplificador Quasar QA4400

Análise do Amplificador Quasar QA-7070X

Análise do Amplificador SAE 2200

Análise do Amplificador Integrado Sharp SM-31E

Análise do Amplificador Spectro BPA-2150

Análise do Amplificador Spectro SQA2060

Análise do Pré-amplificador Sony TA-E77ESD

Análise do Pré-amplificador ST Preamp

Análise do Amplificador Tarkus TP2170

Análise do Amplificador Integrado Technics SU-V303

Análise do Pré-amplificador TONOS IC-5

Análise do Amplificador Tonos (Dynaco) ST-120

Análise do Amplificador Tonos ST-200

Análise do Amplificador WB505

Análise do Pré-amplificador WB606

Análise do Equalizador Gradiente Model E1

Análise de Um “Booster” Automotivo

O amplificador “Hi-End”

Análise do Amplificador Em Classe D TPA3118

AS 3100 – AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E ANÁLISE DO DESEMPENHO E DO MANUSEIO

TDA ou LM: Qual é o Melhor?

__

RESTAURAÇÕES

Restauração do Toca-Discos Pioneer PL-530

Recuperando um Amplificador da Década de 1970

Recuperando um Amplificador da Década de 1970 – II

Restauração do Ampliceptor Greynolds LR1400

Aeriola Jr. e Aeriola Sr.: Os Dois Rádios Mais Importantes do Mundo

Modificações no Amplificador Quasar QA2240

Radiola AR 812: O Primeiro Super-Heteródino Comercialmente Viável

Radiola AR 812: Restauração

__

REPOSITÓRIO DE PLACAS IMPRESSAS

Placas Impressas em PDF – Processo Térmico

3 comentários sobre “REVISTA DO SOM”

  1. Raphael abreu25 de abril de 2021 às 12:00 PMResponder

    Em breve terei disponível um Sa 6060 studio da CCE. Um aparelho com construcao peculiar. Gostaria muito que o submetessem às excelentes análises realizadas neste periodico.

    1. Antenna25 de abril de 2021 às 12:02 PMResponder

      Sugestão recebida, Raphael. Fique de olho nas próximas edições.

  2. João de Paiva Andrade18 de maio de 2021 às 5:31 PMResponder

    Lendo essa série de artigos sobre amplificadores e outros equipamentos de áudio, fica claro que o Brasil e sempre teve bons técnicos, engenheiros e projetistas. A despeito de haver muito vira-latismo e os “espertos” que maquiavam ou copiavam produtos estrangeiros, colocando depois rótulos de “Made in Brazil”, usando dos incentivos fiscais/tributário da ZFM e da chamada “reserva de mercado”, a verdade é que o Brasil regrediu mais de 120 anos em termos industriais, desde a “abertura econômica” do desastroso governo de Fernando Collor.

    A eletrônica (assim como outros ramos que estão na vanguarda tecnológica) foi uma das mais prejudicadas. No caso de haver um conflito que impeça a importação de equipamentos prontos e componentes, o Brasil hoje é incapaz de produzir até mesmo equipamentos eletrônicos básicos, como receptores de rádio e TV, além de equipamentos de áudio clássicos (seja com CIs ou componentes discretos). Não há NENHUMA empresa automobilística nacional; instrumentos musicais – acústicos ou eletrônicos – e até mesmo suportes de partituras hoje são importados. Dá vontade de chorar.

Deixe um comentário