Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 360

Marcelo Yared*

A Gradiente Eletrônica é por demais conhecida dos apreciadores dos equipamentos de áudio nacional do passado, e, assim, dispensa apresentações.

Na segunda metade da década de 1970, a empresa investiu pesadamente em uma nova linha de produtos, com novos leiautes e equipamentos mais sofisticados, e potentes. A mudança ocorreu também nos projetos; novos circuitos, componentes importados, mais potência e melhor qualidade na montagem, resultado do natural crescimento do mercado e da empresa.

A linha anterior de amplificadores integrados foi substituída por uma totalmente nova, composta por quatro equipamentos, os Model 80, 120, 160 e 360. Destes, apenas o Model 80 guardava alguma semelhança física com a linha antiga, num claro aproveitamento do chassis dos modelos anteriores, o que faz sentido, se considerarmos que ele era o mais barato, e, por consequência, mais acessível ao público consumidor, numa faixa de mercado onde cada Cruzeiro a menos de custo importava.

Os equipamentos foram lançados em outubro de 1977, à exceção do Model 360. Foi o início dos leiautes sem grafismos, painéis em alumínio escovado e sintonizadores com indicação digital nos produtos da empresa.

Os Model 120 e 160 foram analisados pelo GAP Jr. e pelo Eng. Pierre Raguenet na época, em Antenna. Foram muito elogiados, desde a montagem, recursos, características técnicas etc. O Model 80 e o Model 360 ficaram para estas edições online. Começaremos pelo Model 360.

*Engenheiro Eletricista

3 comentários sobre “Análise do Amplificador Integrado Gradiente Model 360”

  1. Marcos Oliveira26 de outubro de 2022 às 10:51 AMResponder

    Prezado Marcelo, gostei muito da sua publicação a respeito do lendário M360 da Gradiente, onde foram mostrados os testes e algumas características técnicas deste que foi um ícone nos anos 80. Hoje me encontro diante da restauração de um exemplar, fazendo recap geral, limpeza, enfim, para deixá-lo próximo do seu original. Estou substituindo os transistores de saída pelos MJ, conforme sugerido, mas me deparei com um problema: estou com dois transistores queimados e não encontro nem algum equivalente, são os 2SA818Y e 2SC1628Y.
    Você teria alguma informação a respeito, de equivalências que posso encontrar no mercado? Agradeço muito a sua ajuda e, mais uma vez, parabenizo-o pela publicação.

    1. Antenna26 de outubro de 2022 às 8:00 PMResponder

      Obrigado Marcos, quanto às equivalências, o par BF460/BF463 é indicado como substituto, com a devida atenção à disposição dos pinos, ok? Um par fácil de encontrar, que pode ser usado, emho, seria os MJE15032/MJE15033. Abraço e boa sorte em sua jornada.

  2. Marcos Oliveira30 de outubro de 2022 às 12:40 PMResponder

    Obrigado pelo retorno. Vou providenciar a busca logo. Abraço.

Deixe um comentário