AM é uma técnica de modulação usada para transmissão de sinais através de uma portadora de radiofrequência. AM é um processo de modulação, no qual a amplitude/intensidade da onda portadora varia proporcionalmente com o sinal de áudio. Veja no GIF a representação do sinal de AM: https://en.wikipedia.org/wiki/Amplitude_modulation#/media/File:Amfm3-en-de.gif .
A modulação em amplitude não vai terminar. A técnica de modulação por AM continua nas ondas médias, nas ondas curtas e nas chamadas ondas tropicais, por exemplo. Os radioamadores também utilizam AM, modulação em amplitude, geralmente nas bandas de 80 e 40 m. Até nas frequências de aviação de VHF são utilizadas transmissões em AM. AM não é faixa de frequências.
O que está mudando são as estações dos canais locais de ondas médias, OM, às quais foi aberta a possibilidade de migração, opcional, para a faixa de VHF em FM.
Não contribua para ampliar a desinformação técnica: a faixa de ondas médias, OM, continua existindo. O sistema de transmissão de ondas de rádio moduladas em amplitude, AM, não terminou: também continua e sempre continuará existindo.
O provador de capacitores de ANTENNA
Na recente edição de dezembro de 2023 da revista, publicamos a primeira parte de um artigo sobre um testador de fugas em capacitores, publicado originalmente em novembro/dezembro de 1950 em ANTENNA. Nesta edição apresentamos informações sobre a montagem do protótipo de testes, além de dados sobre o uso do provador.
Figura 5. Remontagem do circuito do testador de fuga em capacitores, publicado no Brasil em ANTENNA de 1950. Com exceção do transformador, o novo protótipo do equipamento foi construído com componentes aproveitados da sucata, inclusive o miliamperímetro Shurite, que foi restaurado. O miliamperímetro serve principalmente para a medição de correntes de fuga em capacitores eletrolíticos. Os letreiros do painel, feitos com etiquetadora tipo DYMO, bastante usada na época pelos experimentadores, seguem o visual das montagens caseiras dos anos 50.