Dicas e Diagramas – XIX

A pedido de “Dicas e Diagramas” de ANTENNA e por intermédio do engenheiro Alexandre Simionovski, a Schatz (http://schatz.eng.br/) desenvolveu um transformador de saída push-pull ou contrafase tipo “universal”. O novo transformador já está disponível na linha de produtos da empresa.

Circuitos valvulados em configuração push-pull foram empregados no tempo das válvulas em equipamentos mais elaborados, de boa qualidade de áudio, de receptores a radiofonógrafos. Transformadores de áudio tipo push-pull possuem tomada central no enrolamento primário.

Não se recomenda improvisar no uso de transformadores tipo push-pull, deixando a tomada central do primário sem uso, em amplificadores com saída simples (com uma válvula ou single ended). Transformadores de saída simples necessitam de entreferro (gap) para evitar a saturação do núcleo pela corrente contínua de placa da válvula de saída.

A saturação do núcleo afeta a resposta de frequência, diminui a eficiência do transformador e introduz distorção no sinal de áudio. A Schatz também produz transformadores específicos para saída simples de áudio e em breve descreveremos também em ANTENNA um transformador tipo universal para saída simples.

O transformador tipo universal descrito neste artigo foi montado em um painel vertical na bancada da oficina, com ligações em bornes. Basicamente poderá servir para provas em circuitos tipo push-pull com válvulas EL86/6CW5, 35B5, 50C5, 50L6 e 6AQ5, 6V6, 6F6, 6K6, 6BQ5/EL84 e outras, dependendo das ligações feitas no secundário e da impedância, daí, refletida no primário.

A potência total de amplificação deve ser, no máximo, de 15 W. Lembre-se de que, nos circuitos tipo push-pull, o valor da impedância do primário é a total, medida de uma ponta a outra do enrolamento.

Para uma impedância total no primário de 5.600 ohms, por exemplo, o valor “visto” pelo circuito de placa de cada válvula será de 2.800 ohms em operação classe A, que é a mais comum nos receptores comerciais.

Com o transformador universal push-pull descrito é possível empregar impedâncias secundárias de 1,50 a aproximadamente 15 ohms.

Conforme as ligações e combinações adotadas no secundário, a impedância total (placa a placa) refletida no primário poderá ser de 1.600 ohms a 31.000 ohms, servindo, portanto, para uma ampla gama de válvulas de saída em push-pull.

Deixe um comentário