Dicas e Diagramas – XIX

A ECH81 é uma pequena maravilha da técnica termiônica. Milhares dessa válvula foram produzidas. Equipava dezenas de modelos de receptores, graças às excelentes características da válvula.

Uma das suas qualidades notáveis é que era capaz de operar com baixas tensões nas placas do heptodo e, principalmente, do tríodo (vide artigo que publicamos em Dicas e Diagramas de ANTENNA, em maio de 2023, sobre o primeiro receptor para válvulas de fabricação nacional, e de junho de 2023, quando comentamos sobre alguns  atributos  da ECH81. Link: https://revistaantenna.com.br/junho-2023/ .

As boas características da válvula ECH81 tornaram-na aplicação obrigatória no projeto dos receptores, no tempo que o sistema de abastecimento de energia elétrica em muitos pontos do Brasil era sofrível.

A maioria dos receptores tinha desempenho insatisfatório quando ligados às precárias redes de CA de antigamente, que apresentavam subtensões frente à demanda nos horários de pico de consumo.

A irmã ECH83 é semelhante. Como foi aperfeiçoada para uso em rádios automotivos, alguns colegas conseguem fazer estas duas válvulas funcionarem com bom ganho até com tensões próximas de 12 volts em placa.

Tanto a ECH81 como a ECH83 são válvulas que oferecem interessantes possibilidades no campo da experimentação com “alimentações famintas”.

O recomendável é que a ECH81 opere em regime que permita uma operação estável. Isso ajudará para que não ocorram oscilações espúrias ou que a seção tríodo deixe de oscilar.

Não esqueça que a maioria das especificações constantes nos manuais para o anodo/placa são limites máximos. Nunca uma válvula miniatura de recepção, especificada para tensão máxima de placa de 250 VCC, poderia suportar 600 V, como na ilustração jocosa da abertura deste artigo.

O resistor adotado na polarização no pino 1 da ECH81 quase sempre é de 33kΩ. Observar que os pinos 7 e 9 da válvula são conectados juntos no circuito. Como aparece assinalado na Figura 2, o catodo (pino 3) é ligado à massa através de um resistor de 150 ohms, mais um capacitor de 0,01 µF ligado em paralelo. As seções heptodo e tríodo da válvula compartilham um catodo comum.

Deixe um comentário