Figura 4. Nem todos os transformadores com três lides no primário são do tipo push-pull ─ cuidado para não se equivocar. Providencie o esquema do aparelho e estude sempre o circuito: o transformador de saída mostrado neste esquema não possui tomada central, mas sim uma derivação. Parte do enrolamento primário é usado como uma indutância auxiliar de “filtragem” na alimentação +B.
Receptores europeus da Philips, Telefunken e outros, bem como modelos nacionais da Invictus e Semp, às vezes aproveitavam parte da indutância do enrolamento primário do transformador de saída na função de filtro da fonte de alimentação. Ao encontrar na sucata um transformador de saída com primário com três fios, ligados a uma só válvula, como na figura 4, é possível que se trate não de um tipo push-pull, mas sim de um transformador com uma derivação no enrolamento, usado como auxiliar na filtragem da fonte de alimentação.
Um outro lembrete: não se recomenda improvisar transformadores de fontes de alimentação, de primários com 220 V e secundários de 9+9 V, como se vê pela internet, na função de transformadores de áudio. Isso não passa de gambiarra. Transformadores de alimentação têm projeto diferente, montagem do núcleo diferente, enrolamentos diferentes. O resultado será baixo rendimento, distorção, quando não danos ao aparelho.
Não faça confusões: o “AM” não terminou
Quem conhece um pouco de eletrônica e lida com receptores não pode repetir incorreções técnicas como as veiculadas pela imprensa leiga ou na internet. Não, o AM não terminou em 31 de dezembro.