Para a bancada do reparador: transformador
de saída “universal”, tipo “push-pull”
Figura 3. Um produto feito no capricho para a bancada dos reparadores caprichosos: transformador Schatz, de saída de áudio em push-pull, tipo “universal”. As impedâncias primárias refletidas de placa a placa são determinadas pelas combinações e impedâncias adotadas no enrolamento secundário. Destinado a ser utilizado como transformador push-pull de uso geral e para testes de circuitos de áudio de receptores, radiofonógrafos e amplificadores de até 15W. Serve para vários tipos de válvulas em configuração de saída tipo push-pull, com várias impedâncias de alto-falantes.
Transformadores de saída tipo “universais”, como os Peerless e Thordarson de antigamente, e os Hammond da atualidade, eram ─ e são ainda ─ os “coringas” do reparador de equipamentos valvulados. Transformadores eram produtos caros e escassos. A reposição era difícil. Para evitar que se mantivesse um grande estoque de transformadores, para consertos e testes em receptores com válvulas e impedâncias diferentes, era mais prático e vantajoso empregar os transformadores chamados “universais” nas provas de bancada.
O correto casamento entre as impedâncias das placas das válvulas e o alto-falante era realizado, nos transformadores chamados “universais”, selecionando-se as impedâncias secundárias a serem refletidas no primário.