Figura 2. Diagrama esquemático de receptor Philips. A tensão de referência indicada com asterisco no pino 8, de 85VCC, anodo da seção osciladora da válvula, foi medida com resistor em série de 100kΩ, em instrumento de medição de 20.000 Ω/V, para minimizar a influência da RF na leitura.
O resistor indutivo em série é uma alternativa prática e barata. É muito útil em multímetros comuns. Uma outra opção é usar um circuito tipo ponta de prova de RF, blindado. Procure trabalhar com multímetros analógicos: alguns instrumentos digitais da atualidade são sensíveis a sinais de RF nas medições de VCC. Em presença de tensões de RF de circuitos valvulados, podem falsear os resultados.
Geralmente, a tensão da seção osciladora da ECH81 (pino 8) estará entre 80 e no máximo 100VCC, com um resistor em série no instrumento de medição. Na placa da seção heptodo (+- 200VCC) praticamente não haverá tensão de RF a ser considerada. Assim, a medição nesse ponto pode ser feita sem o resistor de “filtragem”. Lembre-se de que as tensões nos pinos 7 e 9 variam com o sinal recebido.