Recomendamos a leitura do livro: está repleto de recuperações e restaurações interessantíssimas. Aqui pode ser acompanhada a epopeia do colega Valentino Bergamo Filho na restauração do Winchargerhistórico, descoberto em Jundiaí, no interior de SP: https://www.wincharger.com/index.php/photos/restored/valentino.
Figura 7. O interessante livro de Valentino Bergamo Filho está disponível diretamente com o autor (valentino.bergamo@terra.com.br).
• As Philips Miniwatt que equivaliam a três válvulas comuns
Na década de 1940 era acirrada a competição entre os fabricantes de válvulas. Enquanto a General Electric americana, por exemplo, exaltava a sua “grande experiência” e o “funcionamento exato e uniforme” das suas válvulas, a Philips Miniwatt abalava o mercado com o lançamento da “válvula de múltiplas funções”: uma Miniwatt equivalia a três válvulas comuns.
A linha Philips Miniwatt de válvulas múltiplas tinha base tipo loctal e era fabricada na Holanda. O ponto alto da linha 3-em-1 da Philips foi a válvula EBL21, duplo diodo-pentodo de potência, loctal (base B8G), uma versão revista da antiga EBL1, (com base tipo Ct8, “pata-de-elefante”). Com as válvulas múltiplas o projeto dos receptores passou a ser simplificado: menos era igual a mais. Diziam as propagandas da Philips na época: “Não julgue um rádio pelo número de válvulas que tem, mas sim pelo tipo das válvulas empregadas”.
Eu sempre media a tensão em cima do capacitor para ver se estava descarregado. os rádios sem. transformador de entrada, eu sempre procurava colocar a fase na parte do circuito que vai para a placa do retificador. Assim eu sabia que o chassis estava no neutro.
Qual o valor do resistor de DESCARGA?
Prezado Daniel, para a ferramenta de descarga de capacitores da figura 3, a construção e os valores estão descritos nesta página: https://revistaantenna.com.br/dicas-e-diagramas-vii/2/ Abraço,
muito bom! vindo de quem conhece a matéria, fico feliz por essa matéria grande Dante.