Dicas e Diagramas – VII

Figura 14. Receptores clássicos, autênticas maravilhas do tempo dos valvulados, como Collins e Hammarlund, estão na coleção de Pedro Freitas.

A restauração mais trabalhosa está sendo a do transmissor valvulado de AM Viking Valiant, de radioamadores, que estava desmontado e guardado num galpão no litoral. Além de trocar transformadores, consertar a fonte, colocar o VFO novamente em funcionamento ─ Pedro Freitas está refazendo a pintura, os desenhos e a serigrafia do equipamento. “Essa é uma restauração que estou fazendo sem pressa”, explicou Pedro Freitas.

Figura 15. Nem só de equipamentos históricos do tempo da Segunda Guerra se compõe a coleção de receptores de comunicações de Pedro Freitas. Os Harris fazem estupenda figura ao lado dos veteranos militares. No topo, o Harris RF-550, um receptor de comunicações sintetizado, para AM, USB, LSB, CW e ISB, 100 kHz a 30 MHz, com recepção diversitiva incorporada. Na parte inferior está o receptor Harris RF-590, outro equipamento de elevado desempenho, também sintetizado, de 10 kHz e 30 MHz, projetado para operação fixa, embarcada marítima ou de vigilância.

4 comentários sobre “Dicas e Diagramas – VII”

  1. Ruy Borborema23 de janeiro de 2023 às 6:52 PMResponder

    Eu sempre media a tensão em cima do capacitor para ver se estava descarregado. os rádios sem. transformador de entrada, eu sempre procurava colocar a fase na parte do circuito que vai para a placa do retificador. Assim eu sabia que o chassis estava no neutro.

  2. Daniel27 de janeiro de 2023 às 9:44 PMResponder

    Qual o valor do resistor de DESCARGA?

  3. Jorge tito1 de fevereiro de 2023 às 6:58 PMResponder

    muito bom! vindo de quem conhece a matéria, fico feliz por essa matéria grande Dante.

Deixe um comentário