Dicas e Diagramas – VII

Figura 13. O receptor Marconi é uma das muitas estrelas da coleção de Pedro Freitas, ao lado de marcas e modelos profissionais da Collins, RCA, National, Hammarlund, Eddystone, Harris, Hallicrafters, Telefunken, Drake, JRC e vários outros.

“Eram bons tempos”, lembra Pedro Freitas. “Não havia tantas interferências, as emissoras com serviços de ondas curtas mantinham programas interessantes e mandavam cartões QSL em confirmação dos relatórios de recepção.”

Pedro Freitas também é radioamador: PU3WWV é o indicativo de chamada da sua estação. Na atividade radioamadorística é apreciador de DXs na banda de 10m, mas destaca que é mais radioescuta do que radioamador.

Na formidável coleção de Pedro Freitas encontram-se receptores históricos e icônicos como Collins, Eddystone, Harris, Marconi e muitos outros ─ equipamentos que pacientemente trouxe de volta ao pleno funcionamento.

As restaurações mais difíceis foram as do Harris RF550, os Collins R390 e R392, e o Eddystone EC-958.

4 comentários sobre “Dicas e Diagramas – VII”

  1. Ruy Borborema23 de janeiro de 2023 às 6:52 PMResponder

    Eu sempre media a tensão em cima do capacitor para ver se estava descarregado. os rádios sem. transformador de entrada, eu sempre procurava colocar a fase na parte do circuito que vai para a placa do retificador. Assim eu sabia que o chassis estava no neutro.

  2. Daniel27 de janeiro de 2023 às 9:44 PMResponder

    Qual o valor do resistor de DESCARGA?

  3. Jorge tito1 de fevereiro de 2023 às 6:58 PMResponder

    muito bom! vindo de quem conhece a matéria, fico feliz por essa matéria grande Dante.

Deixe um comentário