Dicas e Diagramas – VII

Baterias automotivas podiam ser utilizadas, mas o sistema requeria ajustes para evitar que os filamentos das válvulas e as lâmpadas-piloto recebessem sobretensão e, com isso, diminuíssem a sua durabilidade.

Figura 5. O gerador modelo 617 era para 6 V; o 1217 funcionava em 12 V.

Quanto mais alto e mais desimpedido ficasse o aerogerador, melhor era o rendimento. O conjunto possuía um dispositivo de limitação: quando a velocidade dos ventos era excessiva, como nos temporais, um sistema de frenagem era acionado automaticamente.

Os primeiros geradores custavam 15 dólares e forneciam cerca de 150 W. Hoje, há geradores de parques eólicos, operando em terra, com capacidade de produção de 4,8 MW, a um custo de 5 milhões de dólares ─ cada gerador.

4 comentários sobre “Dicas e Diagramas – VII”

  1. Ruy Borborema23 de janeiro de 2023 às 6:52 PMResponder

    Eu sempre media a tensão em cima do capacitor para ver se estava descarregado. os rádios sem. transformador de entrada, eu sempre procurava colocar a fase na parte do circuito que vai para a placa do retificador. Assim eu sabia que o chassis estava no neutro.

  2. Daniel27 de janeiro de 2023 às 9:44 PMResponder

    Qual o valor do resistor de DESCARGA?

  3. Jorge tito1 de fevereiro de 2023 às 6:58 PMResponder

    muito bom! vindo de quem conhece a matéria, fico feliz por essa matéria grande Dante.

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