Dicas e Diagramas – VII

Como descarregar capacitores

Ao fazer consertos em receptor valvulado, ocorre às vezes que, terminada uma etapa do serviço, é necessário prosseguir em reparações no aparelho para resolver outros defeitos.  Para ganhar tempo e para evitar choques elétricos acidentais, os reparadores antigos desligavam o aparelho da tomada e, com uma chave de fenda, curto-circuitavam os capacitores eletrolíticos ao chassi.

Não é uma boa prática. Além do risco de se causar danos em outros componentes do equipamento, curto-circuitar capacitores de valor elevado pode diminuir a vida útil do componente ou inutilizá-lo. Curto-circuitar grandes capacitâncias causa danos ao dielétrico do capacitor e pode provocar fugas. A grande corrente inicial de curto pode causar falhas catastróficas internas no capacitor.

Figura 1. Não se aconselha descarregar capacitores de capacitâncias elevadas através de curtos-circuitos. O recomendável é descarregá-los através de um resistor. ─ (Imagem: Tito Efrom).

*Dante Efrom, PY3ET. Antennófilo, jornalista, radioamador, redator e autor de textos técnicos sobre eletrônica, radioamadorismo e reparações. Assinante, leitor e colaborador de Antenna/Eletrônica Popular no tempo de G.A. Penna, PY1AFA.

4 comentários sobre “Dicas e Diagramas – VII”

  1. Ruy Borborema23 de janeiro de 2023 às 6:52 PMResponder

    Eu sempre media a tensão em cima do capacitor para ver se estava descarregado. os rádios sem. transformador de entrada, eu sempre procurava colocar a fase na parte do circuito que vai para a placa do retificador. Assim eu sabia que o chassis estava no neutro.

  2. Daniel27 de janeiro de 2023 às 9:44 PMResponder

    Qual o valor do resistor de DESCARGA?

  3. Jorge tito1 de fevereiro de 2023 às 6:58 PMResponder

    muito bom! vindo de quem conhece a matéria, fico feliz por essa matéria grande Dante.

Deixe um comentário