Dicas e Diagramas – VII

Figura 6. Os primeiros geradores destinados à alimentação de rádios foram fabricados em 1927 pelos irmãos John e Gerhard Albers, de Iowa, nos Estados Unidos. O automóvel da família serviu para as experiências iniciais. Em 1934 fundaram a Windcharger Corporation,  absorvida depois pela Zenith.

Havia também um sistema para evitar a descarga das baterias, na ausência de ventos: através de um relé, o enrolamento do dínamo era desligado. A 330 rotações por minuto, o aerogerador produzia 1 A; a 1.100 rpm, 17 A.

Vendemos e instalamos vários geradores Windcharger e Aircharger (principalmente o modelo 611), antigamente, na região Sul do Brasil. Quase sempre era um trabalho de vários dias ─ subindo e descendo pelos telhados ou colinas. O equipamento precisava também de manutenção frequente. Os rolamentos eram blindados, mas apresentavam problemas mecânicos com o tempo. Um dos defeitos que ocorria era no rolamento do eixo do coletor, por falta de lubrificação. Outros problemas eram as vibrações na estrutura, por causa do desbalanceamento/empenamento da hélice de madeira.

Na Segunda Guerra, a empresa dos irmãos Albers criou e foi uma das fornecedoras do Dynamotor,usado para energizar equipamentos de comunicações em aviões e navios. O colega Valentino Bergamo Filho, no seu livro “Rádios antigos e produtos afins” descreve a recuperação e a restauração completa, inclusive a construção de uma nova hélice, de um Windcharger modelo 661, da década de 1930. A façanha recebeu destaque até no site histórico Windcharger.

4 comentários sobre “Dicas e Diagramas – VII”

  1. Ruy Borborema23 de janeiro de 2023 às 6:52 PMResponder

    Eu sempre media a tensão em cima do capacitor para ver se estava descarregado. os rádios sem. transformador de entrada, eu sempre procurava colocar a fase na parte do circuito que vai para a placa do retificador. Assim eu sabia que o chassis estava no neutro.

  2. Daniel27 de janeiro de 2023 às 9:44 PMResponder

    Qual o valor do resistor de DESCARGA?

  3. Jorge tito1 de fevereiro de 2023 às 6:58 PMResponder

    muito bom! vindo de quem conhece a matéria, fico feliz por essa matéria grande Dante.

Deixe um comentário