Baterias automotivas podiam ser utilizadas, mas o sistema requeria ajustes para evitar que os filamentos das válvulas e as lâmpadas-piloto recebessem sobretensão e, com isso, diminuíssem a sua durabilidade.
Figura 5. O gerador modelo 617 era para 6 V; o 1217 funcionava em 12 V.
Quanto mais alto e mais desimpedido ficasse o aerogerador, melhor era o rendimento. O conjunto possuía um dispositivo de limitação: quando a velocidade dos ventos era excessiva, como nos temporais, um sistema de frenagem era acionado automaticamente.
Os primeiros geradores custavam 15 dólares e forneciam cerca de 150 W. Hoje, há geradores de parques eólicos, operando em terra, com capacidade de produção de 4,8 MW, a um custo de 5 milhões de dólares ─ cada gerador.
Eu sempre media a tensão em cima do capacitor para ver se estava descarregado. os rádios sem. transformador de entrada, eu sempre procurava colocar a fase na parte do circuito que vai para a placa do retificador. Assim eu sabia que o chassis estava no neutro.
Qual o valor do resistor de DESCARGA?
Prezado Daniel, para a ferramenta de descarga de capacitores da figura 3, a construção e os valores estão descritos nesta página: https://revistaantenna.com.br/dicas-e-diagramas-vii/2/ Abraço,
muito bom! vindo de quem conhece a matéria, fico feliz por essa matéria grande Dante.