Dicas e Diagramas – VII


• Quem disse que energia eólica é “moderna”?

Figura 4. Geradores eólicos ou “cataventos” foram úteis para prover eletricidade ao campo e às regiões afastadas. ─ (Ilustração: Windcharger).

Já em 1940, os então “radiotécnicos” brasileiros instalavam sistemas de geração de eletricidade que utilizavam a força dos ventos ─ a energia eólica. Os equipamentos vinham dos Estados Unidos e eram das marcas “Windcharger” e “Aircharger”. Os da marca Windcharger aparentemente eram  comercializados mais nos Estados Unidos. No Brasil, Argentina e Uruguai, boa parte dos equipamentos vindos era Aircharger.

Basicamente, eram dínamos elétricos acoplados a hélices ─ instalados em locais elevados como telhados ou torres ─ que carregavam conjuntos de baterias que serviam para alimentar rádios e fornecer iluminação para as moradias. Inicialmente apareceram os aerogeradores para conjuntos de baterias de 6 volts; posteriormente apareceram sistemas “De Luxe” para 12 volts, de 120 a 160 Ah. As baterias recomendadas eram as do tipo “para rádios”.

4 comentários sobre “Dicas e Diagramas – VII”

  1. Ruy Borborema23 de janeiro de 2023 às 6:52 PMResponder

    Eu sempre media a tensão em cima do capacitor para ver se estava descarregado. os rádios sem. transformador de entrada, eu sempre procurava colocar a fase na parte do circuito que vai para a placa do retificador. Assim eu sabia que o chassis estava no neutro.

  2. Daniel27 de janeiro de 2023 às 9:44 PMResponder

    Qual o valor do resistor de DESCARGA?

  3. Jorge tito1 de fevereiro de 2023 às 6:58 PMResponder

    muito bom! vindo de quem conhece a matéria, fico feliz por essa matéria grande Dante.

Deixe um comentário