Figura 16. Alguns veteranos militares da coleção de Pedro Freitas, como o receptor BC-348 (à direita), que equipava os bombardeiros B-17, B-24, B-25, B-26, aeronaves como o C-47 etc. O receptor BC-348 foi usado também na superfortaleza voadora B-29. O BC-348 da foto possui patch do esquadrão da USAF de San Antonio, Texas. O receptor é para LF/MF/HF e, nas aeronaves, operava alimentado por dinamotor. À esquerda está um Collins R-392/URR, de 25 válvulas, alimentado por 28 V (inclusive nas placas). O R-392 opera de 0,5 a 32 MHz, em 32 bandas. Possui dois estágios de RF e seis estágios de FI.
Mais detalhes sobre estes e muitos outros clássicos sensacionais de radiocomunicações militares, civis, profissionais e de amadores, incluindo-se as recuperações e restaurações em andamento, podem ser acompanhados no sempre interessante perfil de Pedro Freitas: https://www.facebook.com/pedro.c.freitas.3. Confira sempre!
Era o que tínhamos para hoje, pessoal!
Boas sintonias e bons trabalhos no mundo fabuloso dos equipamentos antigos, sem menus! ─ ─… …─ ─
Eu sempre media a tensão em cima do capacitor para ver se estava descarregado. os rádios sem. transformador de entrada, eu sempre procurava colocar a fase na parte do circuito que vai para a placa do retificador. Assim eu sabia que o chassis estava no neutro.
Qual o valor do resistor de DESCARGA?
Prezado Daniel, para a ferramenta de descarga de capacitores da figura 3, a construção e os valores estão descritos nesta página: https://revistaantenna.com.br/dicas-e-diagramas-vii/2/ Abraço,
muito bom! vindo de quem conhece a matéria, fico feliz por essa matéria grande Dante.