• Conhecendo os colegas
Figura 12. Pedro Freitas e a sua magnífica coleção de receptores de comunicações são o destaque desta edição de “Conhecendo os Colegas”.
Os que gostam de receptores de comunicações se sentiriam no paraíso. Bem como os que apreciam equipamentos boat-anchors ou militares. Essas maravilhas, algumas muito pesadas e outras pesadas, podem ser encontradas e admiradas no shack do colega que temos a honra de receber hoje em Antenna: Pedro Freitas.
Nascido em São Paulo, 56 anos, Pedro Freitas, é técnico em Geociências. Atua no Serviço Geológico do Brasil, SGB, principalmente na monitoração de aquíferos.
O gosto pela eletrônica e pelos equipamentos de comunicações vem de família: o pai de Pedro Freitas, José Thiophanes de Freitas, fazia reparações em rádios e televisores para complementar a renda familiar.
Desde cedo, Pedro acompanhava os trabalhos do pai, com quem muito aprendeu. Outra fonte de conhecimento foram os livros e as revistas técnicas sobre eletrônica. Além das leituras começou a se interessar por receptores e pela sintonia de estações distantes. Começou a incursionar seriamente pelas ondas curtas com um Hallicrafters 5R10A, da década de 1950, recuperado com a ajuda do pai e usando como antena um trilho de cortina.
Eu sempre media a tensão em cima do capacitor para ver se estava descarregado. os rádios sem. transformador de entrada, eu sempre procurava colocar a fase na parte do circuito que vai para a placa do retificador. Assim eu sabia que o chassis estava no neutro.
Qual o valor do resistor de DESCARGA?
Prezado Daniel, para a ferramenta de descarga de capacitores da figura 3, a construção e os valores estão descritos nesta página: https://revistaantenna.com.br/dicas-e-diagramas-vii/2/ Abraço,
muito bom! vindo de quem conhece a matéria, fico feliz por essa matéria grande Dante.