Monte um Testador de Transistores Bipolares de Potência

Para K1, K2 e K3, a corrente e a tensão de trabalho são baixas, entretanto, K4 comuta a corrente de coletor durante 2s. Como a fonte de tensão tem limitação de curto em torno de 2A, colocamos os dois contatos em paralelo, inicialmente, perfazendo 4A de capacidade máxima, por precaução.

Após três ou quatro testes, com 60V,  o relé K4 “colou”, e parou de comutar. Após xingar o fabricante, que depois vi que era a Metaltex, que sempre produziu com boa qualidade, pensei ter sido um problema com a peça em particular e a troquei.

Novamente, após 3 ou 4 testes, o outro relé também “colou”, aí, após xingar mais uma vez o fabricante, resolvi apelar: adaptei um relé miniatura de um polo, de 10A, de outro fornecedor, e comecei a testar novamente.

Desta vez, após uns 5 testes, com um transistor tendo entrado em curto, ouvi um estalo, forte, dentro da caixa e, ao abrir, lá estava o relé de 10A com um furo na carcaça; o contato simplesmente havia “explodido” e derretido o encapsulamento plástico…

Comecei a achar que, ou esses componentes têm qualidade baixíssima, o que, hoje em dia, não seria de se estranhar, ou, talvez, que o problema fosse outro: o projetista… Assim, resolvi seguir o ditado que vivo repetindo para os outros: “quando tudo o mais falhar, leia o manual…” e fui atrás dos datasheets dos relés. Eles existem…

Descobri, então, que as especificações de relés têm uma “malandragem”, por assim dizer: muitos fabricantes informam a capacidade de corrente contínua de comutação do contato para um padrão, 30VCC, entretanto, a maior parte não informa a curva de redução dessa capacidade em função da tensão de comutação, e, aí, pesquisando, descobri que praticamente todos eles seguem, mais ou menos, a curva abaixo:

2 comentários sobre “Monte um Testador de Transistores Bipolares de Potência”

  1. MARCIO ROSSINE AVELAR21 de novembro de 2023 às 11:17 PMResponder

    Ótimo, vou montar.

    1. Antenna22 de novembro de 2023 às 7:43 AMResponder

      Boa sorte na montagem, Márcio! Apenas recomendo, se possível, usar um relé de dois contatos com capacidade maior e colocá-los em série. Vai aumentar a vida útil dele. Abraço.

Deixe um comentário