Monte um Testador de Transistores Bipolares de Potência

V1 é uma fonte de tensão constante e I1 uma fonte de corrente constante. Todas as duas podem ter seus valores alterados.

A1 e A2 são amperímetros. A1 mostra a corrente de base (Ib) e A2 a corrente de coletor (IC). O voltímetro V mostra o valor da tensão no DUT.

Os instrumentos digitais de painel, baratos, disponíveis no mercado, utilizam o negativo da alimentação também na referência de terra da medição, o que dificulta um pouco a montagem, e implica algum cuidado quanto ao posicionamento deles no circuito.

Outra complicação, em um testador do tipo, é que as polaridades para os transistores PNP e NPN são, obviamente, invertidas. Fazer um para cada tipo de transistor seria desperdício de material, então, iremos inverter as polaridades das tensões aplicadas no DUT conforme o tipo.

A fonte de tensão constante (V1) deve fornecer tensões mais altas que as disponíveis para os reguladores integrados do mercado. Em nosso caso, como tínhamos um transformador de 65VCA@2A em nossa sucata, a projetamos com componentes discretos, para 75VDC estabilizados, porém , deixamos o ajuste ir até o limite do circuito, sem estabilidade, pois, para correntes mais baixas, seria interessante dispor de mais tensão para teste. Conseguimos aproximadamente 88VDC, sem carga.

Observem que tais valores já podem causar incômodo ou mesmo um choque elétrico, assim, não recomendamos essa montagem para iniciantes ou pessoas com pouca experiência.

Nada impede, porém, que tensões mais altas sejam aplicadas, pois muitos transistores que serão testados podem trabalhar com bem mais que 80V entre coletor e emissor, contudo, tensões acima desse limite são bem mais perigosas e, dependendo do caso, podem levar a risco de morte. 75V a 1,5A já são suficientes para “torrar” qualquer transistor falso e representam condição de uso adequada para medições de ganho. A fonte deverá ser reprojetada, naquele caso, ou deve ser utilizada uma externa.

2 comentários sobre “Monte um Testador de Transistores Bipolares de Potência”

  1. MARCIO ROSSINE AVELAR21 de novembro de 2023 às 11:17 PMResponder

    Ótimo, vou montar.

    1. Antenna22 de novembro de 2023 às 7:43 AMResponder

      Boa sorte na montagem, Márcio! Apenas recomendo, se possível, usar um relé de dois contatos com capacidade maior e colocá-los em série. Vai aumentar a vida útil dele. Abraço.

Deixe um comentário