Fundamentos de Eletrônica – Parte VII

Divisores de Frequência

Os alto-falantes utilizados em sonofletores (ou caixas acústicas) são responsáveis por converter um sinal elétrico em som, uma onda mecânica, para reprodução de música, voz etc. De uma forma geral, os alto-falantes são classificados em:

  • Tweeters: reproduzem as altas frequências (agudos), na faixa de 5.000 Hz a 20.000 Hz.
  • Midranges: reproduzem as médias frequências (médios), na faixa de 300 Hz a 5.000 Hz.
  • Woofers: reproduzem as baixas frequências (graves), na faixa de 50 Hz a 300 Hz.
  • Subwoofers: reproduzem as frequências muito baixas (subgraves), na faixa de 20 Hz a 300 Hz.

Para que cada alto-falante receba o sinal correspondente à sua faixa de frequência é necessária a utilização de um dispositivo que promova a filtragem do sinal, chamado crossover ou divisor de frequência.

Como os capacitores, dependendo de seus valores, podem bloquear a passagem de AC de baixas frequências e favorecer a passagem de AC de altas frequências, eles podem ser utilizados como crossover para tweeters, caracterizando os filtros passa-alta. Já os indutores permitem que frequências baixas passem mas as altas sejam bloqueadas, podendo ser usados como filtros passa-baixa para woofers.

Uma solução bastante comum para atender à divisão de frequências para os diversos tipos de alto-falantes é o crossover passivo, que combina resistores, capacitores e indutores em um circuito, como o mostrado na figura 8.

Figura 8 – Divisor de frequências passivo de 3 vias (graves, médios e agudos).

Os crossovers são elementos essenciais em sistemas de áudio e quando projetados corretamente auxiliam o desempenho dos alto-falantes, além de protegê-los contra a queima.

Como pudemos observar, os capacitores oferecem uma amplitude considerável de utilizações, e é raro encontrar um dispositivo elétrico que não possua pelo menos um deles em seus circuitos. Além das aplicações mostradas no presente artigo há várias outras que serão abordadas no momento oportuno.

No próximo número continuaremos a explorar os fundamentos da eletrônica abordando o Eletromagnetismo.

Até lá!

Deixe um comentário