Fundamentos de Eletrônica – Parte VII

Aplicações dos capacitores

Os capacitores são componentes versáteis e apresentam inúmeras possibilidades de utilização em sistemas elétricos e eletrônicos. Vejamos a seguir algumas delas.

Flash de câmeras fotográficas

O flash é um dispositivo que tem por função produzir luz para iluminar a cena que o fotógrafo deseja registrar com sua câmera. No interior desse dispositivo há circuitos eletrônicos conectados a uma lâmpada especial, normalmente de xenônio, e uma bateria para alimentar esses componentes. A bateria não é capaz de fornecer toda a energia necessária para que o flash seja disparado rapidamente e com a intensidade de luz desejada. Para auxiliar esse processo é utilizado um capacitor (figura 1), que é carregado com a carga da bateria e armazena a energia para realizar o disparo.

Figura 1 – Câmera digital Canon IXUS70 e seu capacitor do flash.

Supressão de RFI e EMI

A interferência eletromagnética (EMI) é resultado da ação indesejada de uma onda ou campo eletromagnético sobre o funcionamento de um dispositivo eletrônico. Já a interferência de radiofrequência (RFI) é causada pela presença de sinais espúrios de RF que podem provocar interrupções no sinal que trafega em um circuito eletrônico.

Uma das formas de suprimir essas interferências é utilizando-se capacitores. Para essa aplicação não são utilizados capacitores comuns mas os da classe X ou CX, subtipos X1 e X2, e classe Y ou CY, subtipos Y1 e Y2, projetados para se auto-isolarem caso ocorra uma falha de seus dielétricos.

Deixe um comentário