Dicas e Diagramas – XVII

Do antigo caderno

de notas da oficina

Rádio Sears & Roebuck, “Silvertone” modelo 6151: ligações da bobina osciladora.

Aparelho fabricado em 1939, pela Sears, Roebuck and Co., Chicago, Illinois, USA. Quatro faixas, 105-125 V, com válvulas 6J8G, 6U7, 6B6G, 25B6G, 6U5 e 25Z6G.

Receptor comercializado antigamente no Brasil durante a Segunda Guerra, quando foram suspensas as importações de aparelhos da Europa. Para se obter esquemas de receptores importados não era tão simples como hoje, quando se pode apelar ao colega João Rubens Mano, o Manorc, por exemplo, o dedicado restaurador do acervo que foi desativado pela antiga Esbrel, Esquemateca Brasileira de Eletrônica. Quando aparecia um desses equipamentos na oficina de reparações, como o Silvertone, aproveitava-se para anotar todos os detalhes importantes do circuito: ligações das bobinas, chaves de onda, posições e tipos de válvulas, ligações nos soquetes etc. Tudo poderia ser útil para orientar futuros reparos.

Figura 5. A marca de rádios Silvertone pertencia à Sears, Roebuck and Company, uma loja de departamentos fundada em 1893, em Chicago, EUA, que atuava com vendas por catálogos. Na ilustração, a capa do catálogo da “casa de suprimentos mais barata do Planeta”, de 1894. Foi a maior varejista do mundo, com 3.500 lojas e faturamento anual de U$ 55 bilhões. Teve lojas inclusive no Brasil: o Mappin e a Mesbla foram os seus concorrentes. Em 1991 foi ultrapassada pela rede Walmart. Perdeu competitividade frente ao comércio pela internet e anunciou falência em 2018. ─ (Ilustração: banco de imagens Alamy).

Figura 6. Ligações da bobina osciladora do rádio Silvertone 6151, fabricado em 1939, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário