Dicas e Diagramas – XVII

O recomendável nesses casos de identificação dupla é consultar os manuais de válvulas. Embora sejam equivalentes, há alguns tipos que podem apresentar características físicas e elétricas diferentes. As capacitâncias intereletródicas, por exemplo, podem ser diferentes, com risco de comprometimento no funcionamento de alguns circuitos de RF, principalmente em frequências elevadas.

Em certas marcas de retificadoras antigas de onda completa ocorreram inversões na numeração dos elementos. Há colegas do exterior informando que, dependendo do circuito, nem todas as 6Z4 por exemplo podem ser substituídas diretamente pela 84, sem modificação no aparelho.

Outro aspecto que o reparador ou restaurador precisa prestar atenção é o preço das válvulas apresentadas como equivalentes. A válvula substituta pode ser bem mais cara que a obsoleta. É melhor pesquisar com cuidado, comparando preços, marcas e características.

Uma curiosidade: na fotografia da Figura 4 a seguir está incluída uma “válvula” com identificação dupla 12GN7-SS / 12HG7-SS. Na verdade trata-se de um dispositivo de estado sólido (“SS” ─ deSolid State) que era vendido para substituir as válvulas pêntodo originais. Nas fotografias a seguir fica claro como era construída a “válvula” transistorizada. Existem vários tipos de substitutos SS de válvulas retificadoras, de força e de sinal. Neste caso, é interessante apontar que ocorreram substituições múltiplas: o acessório de estado sólido 12GN7-SS substituiu o 12HG7-SS, que por sua vez substituiu a válvula original 12GN7, que substituiu a 12HG7…

 Figura 4. Montado em circuito impresso com nove pinos, transistores e dissipador, o acessório 12GN7-SS/ 12HG7-SS, serviu para reposição das válvulas pêntodo 12GN7 e 12HG7.

Deixe um comentário