Dicas e Diagramas – XVII

Já o pré-Guerra teve impacto nas empresas eletrônicas que atuavam tanto no Brasil como no exterior. A Philips teve um período, no Rio de Janeiro, que paralisou as suas atividades na área de eletrônica e passou a trabalhar com produtos químicos e agrícolas. Quando os nazistas invadiram a Holanda (1940) e tomaram a fábrica em Eindhoven, a Philips transferiu parte da indústria para a Inglaterra e posteriormente para os Estados Unidos. Vários destes receptores “holandeses” Philips “Made in USA”, da época da Guerra chegaram ao Brasil, como relatei recentemente, na edição de agosto último de ANTENNA (https://revistaantenna.com.br/agosto-2023/ ).

Segurança elétrica

para o reparador

Equipamentos valvulados apresentam risco de choques fatais. De nada adianta o reparador bisonho gargantear que “não tenho medo de levar choque” ou que “já estou calejado”. Em aparelhos sem transformador, basta que o plugue do cabo de alimentação esteja inserido na tomada ─ mesmo com o interruptor do aparelho na posição “DESLIGADO” ou “OFF” ─ para haver a possibilidade de choque diretamente da rede de 127 ou 220 VCA.

Figura 11. Cuidado! Você sabia que há certos tipos de equipamentos que podem causar choques, mesmo com o plugue do cabo de alimentação não inserido na tomada? Confira no texto quais são esses aparelhos e quais são as medidas de proteção que devem ser adotadas pelo reparador. ─ (Ilustração: Revista Antenna).

Deixe um comentário