Certifique-se que os capacitores estejam descarregados. Em Dicas e Diagramas de ANTENNA, edição de janeiro deste ano (https://revistaantenna.com.br/janeiro-2023/) informamos como descarregar capacitores em segurança, sem comprometer o componente.
Confira sempre o estado do resistor de drenagem, se este existir no circuito, ao realizar manutenções em fontes de alimentação que trabalhem com tensões elevadas.
O valor ôhmico do resistor de drenagem geralmente é elevado, da ordem de 100 ohms por cada volt de saída da fonte. Isso será suficiente para descarregar a limites seguros, em tempo relativamente curto, a energia eventualmente armazenada no capacitor quando a fonte de alimentação é desligada.
Por que é importante verificar sempre o estado do resistor de drenagem? Resistores desse tipo podem abrir ou aumentar o seu valor ôhmico, pelo funcionamento constante ou por sobrecargas. Resistor de drenagem aberto ou com valor aumentado é a mesma coisa que não haver qualquer resistor descarregando os capacitores.
O risco aumenta com capacitores novos, de baixas perdas. Ao substituir capacitores velhos de fontes de +B, de alta tensão, examine, conjuntamente, por segurança, as condições do resistor de drenagem.
Era o que tínhamos para esta edição, pessoal! Até a próxima e cuidem-se: seguro morreu de velho. Não são circuitinhos funcionando a pilhas. Nada de correr risco com choques potencialmente fatais, bulindo sem prática, sem conhecimento e sem cuidado em aparelhos que funcionem em tensões elevadas.
─ ─ … … ─ ─