A tecnologia usada nas válvulas
que levou o homem à Lua
Figura 1. Uma técnica de fabricação, aperfeiçoada no tempo das válvulas, foi decisiva para a chegada do homem à Lua. Na esquerda, o módulo PMP, Premodulation Processor, da Apollo 11.
Uma obra-prima da eletrônica analógica, altamente complexa, construída com componentes discretos e adotando uma tecnologia de montagem do tempo da fabricação das válvulas termiônicas, tornou possível que a missão tripulada da Apollo 11 pousasse na Lua, com bom sucesso, na histórica data de 20 de julho de 1969, às 20h17min UTC, há mais de 50 anos.
Já se produziam aparelhos pela técnica das placas de circuito impresso, na época, mas para a missão a NASA, responsável pela construção da Apollo 11, decidiu não arriscar. Adotou a velha técnica da solda a ponto, aperfeiçoada pelas indústrias fabricantes de válvula, para fazer as ligações dos componentes no equipamento da missão espacial.
*Dante Efrom, PY3ET. Antennófilo, jornalista, radioamador, redator e autor de textos técnicos sobre eletrônica, radioamadorismo e reparações. Assinante, leitor e colaborador de Antenna/Eletrônica Popular no tempo de G.A. Penna, PY1AFA