Este parâmetro costuma ser chamado de ângulo de perda e olhando a fig.1 fica fácil entender por que esta designação.
Outro nome para a tangente de delta é Fator de Dissipação ou DF que são as iniciais do termo em inglês – Dissipation Factor.
O Fator de Dissipação é definido como a tendência de os materiais utilizados como dielétricos absorverem energia quando submetidos a sinais AC.
Isto explica, em parte, porque existem tantos tipos de capacitores. É o velho ditado “cada um no seu quadrado”.
A letra Q é usada como Fator de Qualidade. É um parâmetro importante para expressar as perdas de energia em circuitos ressonantes.
Por que os fabricantes não costumam informar a ESR em seus data sheets?
Como já vimos antes o data sheet nos dá a tangente de delta e nos obriga a fazer uma “continha” para poder descobrir o valor da ESR.
Por que eles fazem isso?
Se olharmos atentamente a fórmula que relaciona a tangente de delta com a ESR veremos que aparece a reatância capacitiva que, por sua vez, depende da frequência. Mais uma vez concluímos que não existe uma ESR “padrão”.
Um parâmetro “novo” – V Loss
Recentemente eu postei dois artigos no meu site sobre testadores de componentes e num deles, ao medir capacitores, aparece um valor em percentual indicado como V Loss.
A palavra loss significa perda e junto com a letra V parece indicar “perda de tensão”. E daí?
Se carregarmos um capacitor com uma tensão DC, ele deveria manter esta tensão em seus terminais até “o mundo acabar”, mas na prática isso não acontece.
Com o passar do tempo a tensão vai diminuindo, ou seja, ocorre uma “voltage loss” que o instrumento indica em porcentagem.
Quanto maior a porcentagem maior é a perda, o que significa que há uma “fuga de corrente” interna no capacitor.
Excelente artigo professor !
Baixei todas as 7 partes !
Pedro