Considerações Práticas Sobre Eletrolíticos, ESR & Outros “Bichos”

Paulo Brites*

No artigo deste mês eu deveria dar continuidade a série Não Jogue no Lixo com a Parte II da modificação da fonte ATX e mostrar como instalar um conversor DC-DC que permitirá elevar a tensão de 12V para até uns 60V, bem como torná-la ajustável.

Entretanto, vou ter que alterar os planos pois, durante os testes, acabei queimando o MOSFET do conversor.

Acontece, como se dizia antigamente, com as melhores famílias e por que não, até com os “melhores” técnicos?

Nada de chorar pelo leite derramado, há males que vem para bem e, neste caso, quem sabe, nascerá um artigo quando eu estiver a reparar o conversor que eu “torturei” tentando sugar deles alguns ampères a mais “sem moderação”.

Para não deixar meus leitores “no vácuo”, resolvi tirar uma carta da manga, transformar o limão numa limonada, aplicar o plano B e, eis que volto a tratar pela enésima vez, em meus artigos, sobre a “tal” da ESR.

Comecei a escrever sobre ESR lá pelos anos 90, mas parece que sempre “vale a pena escrever de novo” sobre o assunto, não apenas para os iniciantes na eletrônica mas, quem sabe, também para a velha guarda da reparação que ainda têm dúvidas sobre esta “sigla”.

Neste artigo não vou “começar do início” explicando em detalhes o que significa ESR etc. e tal e o porquê deste parâmetro ter se tornado tão importante quando as fontes chaveadas começaram a entrar em cena.

Para quem “ainda” tem estas dúvidas sobre o que é ESR, recomendo a leitura de dois artigos meus no Boletim Técnico Áudio & Vídeo Brites que você encontra na pasta E-BOOKs GRÁTIS no meu site paulobrites.com.br (Ano II – Boletim 9 e 10) ou este outro: ESR – Você sabe o que é isso?.

A pergunta que não quer calar: – Qual o valor “correto” da ESR de um capacitor?

Se você está querendo saber se, ao medir um determinado valor da ESR de um capacitor, em geral, eletrolítico, o valor está correto e portanto, pode-se concluir que o dito cujo está “bom ou ruim”, minha resposta é: – Não sei.

*Professor de Matemática e Técnico em Eletrônica

Um comentário sobre “Considerações Práticas Sobre Eletrolíticos, ESR & Outros “Bichos””

  1. Pedro Barrozo25 de outubro de 2021 às 3:12 AMResponder

    Excelente artigo professor !
    Baixei todas as 7 partes !
    Pedro

Deixe um comentário