Considerações Práticas Sobre Eletrolíticos, ESR & Outros “Bichos”

Na tabela da fig.2 temos a tangente de delta (tan δ) que precisaremos utilizar para encontrar o valor da ESR (como vemos na fórmula que aparece na fig.1) de capacitores entre 0,47µF e 15000µF (ou 15mF) com tensões de trabalho entre 6,3V e 450V.

Temos ainda outras duas informações importantes. A primeira é que a tangente de delta (tan δ) foi informada para frequência de 120Hz em 20°C.

Há ainda uma observação dizendo que devemos acrescentar 0,02 à tangente de delta a cada aumento de 1000µF para capacitores maiores que 1000 µF.

Vale lembrar ainda, que estes valores são para capacitores de uma determinada série da marca Nichicon. Para outra marcas e séries teremos outros valores.

Está achando complicado?

Não fique triste, eu também, e, se você quer que eu lhe conte um segredinho, lá vai: – nunca utilizei isso!

Todo esse lero-lero foi para comprovar que “não existe” um valor padrão para ESR. O que não significa, entretanto, que não devemos nos preocupar com ela e nem, tampouco, deixar de medi-la.

Na prática, eu uso a tabela como referência e, quando possível, comparo o valor medido com algum capacitor “decente” de mesmo valor que tenha por aqui. No mais, o resto é um pouco de bom senso, que sempre ajuda na hora do aperto.


Para não dizer que não falei do fator de dissipação e do fator Q

Na fig. 3, acima,  temos três fórmulas e a tangente de delta aparece em todas as três.

Um comentário sobre “Considerações Práticas Sobre Eletrolíticos, ESR & Outros “Bichos””

  1. Pedro Barrozo25 de outubro de 2021 às 3:12 AMResponder

    Excelente artigo professor !
    Baixei todas as 7 partes !
    Pedro

Deixe um comentário