Figura 8. Antigamente os encanamentos eram feitos com tubos de ferro galvanizado. Na foto, detalhe da tampa traseira de um receptor Philips com transformador. Na parte superior o terminal para ligação de antena externa. O terminal para conexão à terra era indicado pelos símbolos de massa e/ou uma torneira.As conexões eram feitas por pinos tipo banana. Bons receptores eram calibrados, em fábrica, com antena e aterramento.
Há uma falsa impressão, principalmente na internet, de que o aterramento de receptores valvulados “elimina as interferências” e aufere “segurança” ao usuário do aparelho. Não é bem assim. Aterramento é assunto bastante complexo e precisa ser estudado com calma e conhecimento.
Há muitos “aterramentos” que podem ser, na verdade, poderosas fontes de captação de ruídos. Quanto à “segurança”, aterramentos funcionam quando executados dentro dos padrões e em redes executadas dentro da boa técnica, tanto nas instalações domiciliares quanto públicas.
Melhor é usar transformador isolador, ou preferivelmente IDRs, interruptores diferenciais residuais na rede elétrica. Falaremos oportunamente deles.
Enquanto isso, tenha sempre em mente que aparelhos valvulados são perigosos. Alguns funcionam com o chassi conectado diretamente à rede de CA. Todos trabalham com tensões que potencialmente apresentam risco permanente de choques para quem neles executar serviços.