Componentes de Antigamente: O Retificador de Selênio

Não vá na conversa. Em muitos aparelhos antigos NÃO SE USAM conexões à terra. Em aparelhos sem transformador ou tipo “rabo-quente”, como erroneamente são denominados, ligação de fio terra poderá causar curto-circuito no equipamento, além do risco de choques altamente perigosos a quem tocar no chassi simultaneamente com a ligação de aterramento.

Nos últimos tempos tem sido recomendado na internet, como “solução” para a “eliminação de interferências”, o “aterramento” do receptor. No caso de certos valvulados, o “aterramento” poderá virar “enterramento”. Não se liga o aparelho à terra, salvo que exista um terminal específico, de fábrica, para isso.

Nunca conecte fio terra ao chassi de receptores antigos tipo CA/CC. Bons receptores valvulados geralmente apresentam o melhor desempenho quando devidamente conectados a uma boa antena externa, de fio comprido, e a um fio terra eficiente. Foi assim que alguns equipamentos foram projetados, testados e calibrados nas fábricas.

Mas atenção, há exceções importantes: são os milhares de rádios sem transformador, conhecidos como CA/CC (“ambas correntes”, “universais” ou tipo “rabo quente”). Estes aparelhos NÃO USAM conexões de terra. Assim, NUNCA ligue o chassi desses equipamentos à terra, salvo que exista um terminal ou conector para o aterramento do receptor.

Ligar um receptor sem transformador a um fio terra apresenta riscos de choques e de curto-circuito: nesse tipo de rádios antigos o chassi é ligado diretamente na rede elétrica. O chassi estará “vivo” quando o plugue do aparelho estiver inserido na tomada. Por precaução, ao mexer em equipamentos tipo CA/CC ou “rabo quente” utilize sempre um transformador isolador.

Figura 7. As muitas conexões externas possíveis num receptor Telefunken 777WK, “Tosca”, de 1934. É um aparelho com transformador. Vê-se o terminal para o aterramento do receptor (imagem de uma torneira), junta à entrada de antena. Se o rádio não tiver terminal apropriado nunca o ligue à terra. NUNCA IMPROVISE usando o chassi para aterramento: há risco de curto-circuito e de choques fatais.

Deixe um comentário