Monte um Testador de Transistores Bipolares de Potência

Marcelo Yared*

Em Antenna de outubro de 2020, publicamos um pequeno artigo, baseado numa discussão no fórum DIYAudio, sobre como identificar transistores falsos (revistaantenna.com.br/transistores-falsos-como-reconhece-los/). A discussão citada não é recente, e a falsificação de transistores e de outros semicondutores é uma praga que torna a vida dos experimentadores e técnicos de manutenção muito mais difícil, faz tempo.

A discussão também nos mostra que este é um problema mundial, mas, no Brasil, por questões estruturais locais, a coisa é bem mais complicada.

Enquanto no mundo desenvolvido, de uma forma geral, há a possibilidade de, a custos razoáveis, adquirir-se tais componentes de fornecedores extremamente confiáveis, por aqui, infelizmente, o comércio local, ou mesmo de Internet, muitas vezes, sequer tem noção do que vende e comprar semicondutores virou uma loteria.

Por outro lado, tentar importar diretamente dos fornecedores de alta qualidade citados nos leva à situação de ter que pagar, inclusive sobre o frete, algo em torno de 80%, ou mais, de impostos e taxas. E isso para que o técnico ou engenheiro possa trabalhar e fornecer serviço que seja seguro e confiável. Não se trata de importação de perfumes, roupas, calçados de grife etc, mas, infelizmente, o tratamento tributário é igual.

Desde a publicação do artigo, temos visto boa receptividade e a aplicação dos conceitos lá expostos por vários técnicos e vendedores. No Mercado Livre, observei um vendedor informando a capacitância CBE dos transistores. Por outro lado, outro vendedor, com preços muito baixos para os transistores que anunciava, ao pedirem para medir a capacitância de suas peças e informar, simplesmente disse que não tinha um capacímetro para fazê-lo, apesar de sua propaganda mostrar uma loja de eletrônica imensa na Santa Efigênia… No Youtube, há alguns vídeos demonstrando a técnica e, com isso, a dificuldade para os falsificadores na venda de seus produtos deve aumentar.

Como em tudo na vida, há exageros e interpretações errôneas do método, mas o resultado geral é positivo.

*Engenheiro Eletricista

2 comentários sobre “Monte um Testador de Transistores Bipolares de Potência”

  1. MARCIO ROSSINE AVELAR21 de novembro de 2023 às 11:17 PMResponder

    Ótimo, vou montar.

    1. Antenna22 de novembro de 2023 às 7:43 AMResponder

      Boa sorte na montagem, Márcio! Apenas recomendo, se possível, usar um relé de dois contatos com capacidade maior e colocá-los em série. Vai aumentar a vida útil dele. Abraço.

Deixe um comentário