Fundamentos de Eletrônica – Parte III

Alfredo Manhães*

Eletrodinâmica

Vimos no artigo da edição anterior de Antenna (outubro/2020) os princípios da Eletrostática, onde observamos os fenômenos que envolvem as cargas elétricas em repouso. Também tratamos da Lei de Coulomb e da diferença de potencial elétrico (ddp) entre dois pontos. Desta vez, abordaremos as cargas elétricas em movimento e o conceito de corrente elétrica. 

Corrente Elétrica

Considere um dispositivo (figura 1) que é formado, dentre outras partes, por dois pontos A e B, onde A apresenta falta de elétrons enquanto B se apresenta com excesso de elétrons, originando assim uma diferença de potencial elétrico VA – VB entre eles. Este dispositivo representa um gerador, e os pontos A e B são seus polos, onde A é o polo de maior potencial (positivo) e outro B de menor potencial (negativo).  

Figura 1 – UM GERADOR GENÉRICO MANTÉM ENTRE SEUS PÓLOS A E B UMA DDP

Sabemos que materiais condutores apresentam elétrons livres que podem se deslocar. Quando um condutor está em equilíbrio suas cargas apresentam um movimento desordenado com velocidade em todas as direções mas se mantendo no condutor. Porém, se ele for conectado a um gerador, a ddp terá influência sobre os elétrons livres e eles se movimentarão em um fluxo ordenado, surgindo então uma corrente elétrica ao longo do condutor (figura 2).

*Engenheiro de Computação

Deixe um comentário