Fundamentos de Eletrônica – Parte III

A unidade de potência elétrica no S.I. é o Watt (W).  Há outras unidades adotadas internacionalmente, como o HP (horse-power) e o cavalo vapor (CV), cuja relação de equivalência é: 1 CV = 0,98632 HP = 735,4987 W.

Dispositivos Ativos e Passivos

Com base no conceito de potência elétrica, podemos dividir os dispositivos em duas categorias:

  • Dispositivos ativos ou fontes: fornecem energia a outros dispositivos. Neles o fluxo eletrônico vai do menor potencial elétrico para o maior (as cargas positivas se movem do terminal negativo para o positivo), e assim o trabalho é realizado sobre as cargas. É o que ocorre com as baterias e pilhas ao alimentarem um equipamento elétrico.
  • Dispositivos passivos ou cargas: consomem potência elétrica do circuito, convertendo-a em outras formas de energia, como é o caso dos eletrodomésticos, lâmpadas, motores etc. Nestes dispositivos o fluxo eletrônico é de um ponto com maior potencial elétrico para um com menor potencial elétrico, isto é, quando a corrente convencional (carga positiva) se move do terminal positivo (+) para o negativo (-). Assim, o trabalho é realizado pelas cargas no dispositivo.
Figura 4  – A pilha atua como fonte e alimenta a lâmpada, que é a carga. 

Alguns dispositivos podem funcionar tanto sendo carga como fonte. Um exemplo é a bateria recarregável, que se comporta como fonte ao fornecer energia para um circuito ou como carga, se estiver conectada a um carregador.

Assim como a ddp, a intensidade de corrente e a potência são grandezas importantes nos estudos de eletrônica. No próximo artigo teremos contato com os resistores, onde iremos conhecer esses componentes e para que finalidade são construídos, desenvolvendo também alguns cálculos em circuitos elétricos.

Até lá!

Deixe um comentário