A partir daí uma série de experimentos para sincronizar imagem e voz foi realizada nas primeiras décadas do século XX em diversos países, com a contribuição de engenheiros e pesquisadores como Eugene Lauste, Lee De Forest, Eric Tigerstedt, Arnold Poulsen, Axel Petersen, dentre outros. Um deles foi o “Chronophone”, aparelho patenteado por Léon Gaumont em 1902, e que sincronizava o cinematógrafo com um disco de fonógrafo.
Gratidão ao Mestre Alfredo Manhães, por nos
Presentear com esse histórico som do cinema
Gostei demais da foto do CINESTOCOPIO
Olá Maria,
Agradeço o comentário. É uma bela história e que merece ser contada. Não deixe de ler a continuação do artigo na próxima edição da Antenna. Abraços!
Muito bom!! Aguardando a próxima parte do artigo.
otimo,aguardando a segunda parte.
https://revistaantenna.com.br/o-som-do-cinema-uma-breve-historia-parte-ii/
https://revistaantenna.com.br/o-som-do-cinema-uma-breve-historia-parte-iii/