Em 28 de dezembro de 1895, os irmãos Lumière realizaram a primeira projeção cinematográfica da história, numa sala escura do Grand Café de Paris. O filme exibido não tinha som e mostrava a chegada de um trem à estação de La Ciotat. Segundo alguns historiadores a projeção causou tanto espanto entre os espectadores que vários fugiram da sala, por acharem que era um trem verdadeiro e estava invadindo o local.
Embora o cinematógrafo tenha sido uma invenção importante, os irmãos Lumière não seguiram carreira no ramo, achando que aquilo era algo passageiro, e preferiram se dedicar à ciência. Desta forma, o cinematógrafo teve por algum tempo a função de mero registro documental de cenas, até que duas pessoas o utilizaram para contar estórias e se tornaram cineastas pioneiros: Alice Guy-Blaché e Georges Méliès, homenageado no filme “A Invenção de Hugo Cabret” de 2012.
Gratidão ao Mestre Alfredo Manhães, por nos
Presentear com esse histórico som do cinema
Gostei demais da foto do CINESTOCOPIO
Olá Maria,
Agradeço o comentário. É uma bela história e que merece ser contada. Não deixe de ler a continuação do artigo na próxima edição da Antenna. Abraços!
Muito bom!! Aguardando a próxima parte do artigo.
otimo,aguardando a segunda parte.
https://revistaantenna.com.br/o-som-do-cinema-uma-breve-historia-parte-ii/
https://revistaantenna.com.br/o-som-do-cinema-uma-breve-historia-parte-iii/