O resistor de 47kΩ não é obrigatório e talvez precise ser alterado para um valor menor. Ele evita que, por distração, se aplique uma tensão muito alta diretamente à lâmpada, produzindo um arco com a consequente destruição da “coitadinha”.
As lâmpadas neon disparam (acendem) como uma tensão entre 55 e 150V. Depois que elas acendem podemos baixar um pouco a tensão (50 a 80V) que continuarão acesas.
Ajustando o “voltímetro”
Aplicamos a maior tensão a ser “medida” nos terminais positivo e negativo do circuito e vamos girando o potenciômetro no sentido anti-horário da posição máxima para a mínima até a lâmpada acender. Com o auxílio de um “voltímetro de verdade” verificamos qual o valor desta tensão e anotamos no disco de cartolina que vai servir de “escala”.
Diminuímos a tensão e novamente giramos o potenciômetro até a lâmpada voltar a acender. Repetimos esta operação várias vezes até o potenciômetro atingir o valor mínimo.
Para o circuito da fig.6 eu usei tensões de teste entre 120V e 300V DC.
Na fig.7 eu mostro a montagem que fiz para realizar os testes, que são apresentados num vídeo do meu canal https://www.youtube.com/c/AprendaEletrônicacomPauloBrites.
Finalmente, você deve estar a querer perguntar: se você ainda não tinha um “voltímetro de verdade”, lá nos tempos do Instituto Monitor, como fez o ajuste?
Eles mandavam o kit com as peças e o “disco” com a escala e só tínhamos que montar e “acreditar”. Simples assim…
Para os circuitos de “rádios valvulados” daqueles tempos dava pra quebrar um galho porque variações de tensão, às vezes, de até 20% não chegavam a ser problema.
Para mim, o que ficou daqueles tempos foi o aprendizado sólido que me acompanha até hoje e que, certamente, me ajudou a ir acompanhando e entendendo as novas tecnologias.
Bom dia amigos da Ep do nosso saudoso PY1AFA Gilberto Afonso Penna ,Eu tenho Aqui Comigo Um Vato Numero De Volumes Desde A decada De 50 Devidamente guardadas ok .Sou Radio Amador e Radio escuta QSL . PU2XRP e PY2-135SWARL .sou de ILHA Solteira ,S> Paulo ok.
JOSE TRIJILLIO .