O Primeiro Voltímetro a Gente Nunca Esquece

Veja a fig. 2.

As hastes metálicas estão separadas e, portanto, se tentarmos medir a resistência entre os terminais encontraremos um valor superior a 100Mohm, pois o gás, quando não ionizado, atua como um isolante. Entretanto, é preciso cuidado, pois não podemos ligar a lâmpada diretamente a uma fonte de tensão, seja ela AC ou DC, porque o gás poderá ser ionizado imediatamente, dependendo do valor desta tensão, passando a conduzir e produzindo uma alta corrente que destruirá a “pobrezinha”.

Na fig.3 vemos uma lâmpada neon com um resistor em série para limitar a corrente que circulará quando o gás for ionizado e começar a conduzir.

Como funciona uma lâmpada neon

O funcionamento destas lâmpadas envolve entender um fenômeno físico um pouco complicado e exigiria entrar em questões relacionadas ao comportamento de átomos, quando excitados por uma “força” externa como a luz, um campo elétrico ou eletromagnético e a produção de íons positivos, com os quais a maioria das pessoas não está familiarizada, mas prometo que não irei “fundir sua cuca” com este assunto.

Tentarei ser o mais sucinto e didático possível para mostrar ao leitor o que “interessa”, com o auxílio do circuito da fig.4 e a análise do gráfico tensão versus corrente de uma lâmpada neon mostrado na fig.5.

Na fig.4 temos um circuito básico para entender o funcionamento de uma lâmpada neon, fugindo da “complicação” de átomos e íons, que deixo para os físicos de plantão.

Um comentário sobre “O Primeiro Voltímetro a Gente Nunca Esquece”

  1. jose trijillio16 de fevereiro de 2021 às 7:38 AMResponder

    Bom dia amigos da Ep do nosso saudoso PY1AFA Gilberto Afonso Penna ,Eu tenho Aqui Comigo Um Vato Numero De Volumes Desde A decada De 50 Devidamente guardadas ok .Sou Radio Amador e Radio escuta QSL . PU2XRP e PY2-135SWARL .sou de ILHA Solteira ,S> Paulo ok.
    JOSE TRIJILLIO .

Deixe um comentário