O Primeiro Voltímetro a Gente Nunca Esquece

Para os técnicos em eletrônica, basta ter uma fonte de tensão DC ajustável de 0 a 150V e um resistor R, denominado ballast, que tem a missão de controlar a corrente na lâmpada. Teremos ainda um voltímetro digital ou analógico, tanto faz, para medir a queda de tensão nos terminais da lâmpada como todo voltímetro que se preza.

E, finalmente, um miliamperímetro que, neste caso, deve ser preferencialmente o bom e velho analógico “de ponteiro”, para medir, obviamente, a corrente no circuito e na lâmpada. 

Nada do outro mundo!

Passemos a análise do gráfico tensão versus corrente mostrado na fig.5.
No eixo vertical do gráfico temos a tensão que irá aparecer sobre os terminais da lâmpada à medida que aumentarmos a tensão da fonte, enquanto no eixo horizontal temos a corrente elétrica no circuito e por consequência no interior do bulbo da lâmpada.

Vale ressaltar que os valores de tensão no eixo vertical do gráfico da fig.5 representam a tensão nos terminais da lâmpada e não devem ser confundidos com a tensão da fonte ajustável. Observe que até chegarmos ao ponto A, conhecido como Descarga Townsend, a corrente no circuito e, portanto, na lâmpada, é muito baixa, da ordem de pico-ampères.

Uma boa parte desta pequena corrente é obtida por efeito foto elétrico sobre o gás, caso a lâmpada esteja em um ambiente iluminado. Ao atingir o ponto A passamos a ter um campo elétrico nos terminais da lâmpada suficientemente forte para produzir a ionização do gás, com uma avalanche de elétrons que vai do ponto B ao ponto C e a corrente na lâmpada vai aumentando, mas a lâmpada ainda está “apagada”.

No ponto C ocorre uma transição até D com a tensão nos terminais da lâmpada caindo e neste instante começamos a ver um brilho alaranjado (característico do gás neon) em volta do terminal que está ligado ao polo negativo da fonte. Entre os pontos D e E o brilho fica “normal” e a tensão nos terminais da lâmpada quase constante.

Um comentário sobre “O Primeiro Voltímetro a Gente Nunca Esquece”

  1. jose trijillio16 de fevereiro de 2021 às 7:38 AMResponder

    Bom dia amigos da Ep do nosso saudoso PY1AFA Gilberto Afonso Penna ,Eu tenho Aqui Comigo Um Vato Numero De Volumes Desde A decada De 50 Devidamente guardadas ok .Sou Radio Amador e Radio escuta QSL . PU2XRP e PY2-135SWARL .sou de ILHA Solteira ,S> Paulo ok.
    JOSE TRIJILLIO .

Deixe um comentário