O Amplificador “HI-END”

Feitas as medições, podemos concluir que o amplificador “High-End” objeto da discussão é bem comum, nada tem de especial, nem de tão ruim. Um exemplar comum das décadas de 1970 e 1980.

Observamos também que os resultados da DHT, nas diversas potências mostradas foram bastante comportados e com valores de componentes harmônicas baixas. Utilizar esse amplificador, com certeza, não irá prejudicar os ouvidos de ninguém.

Aparentemente, neste caso, o termo ”Hi-End” está sendo usado apenas como estratégia de marquetingue, o que é muito comum no mercado de áudio, artesanal e industrial.

Para finalizar, colocamos abaixo uma tabela comparativa com os valores medidos neste artigo, os obtidos em nosso amplificador em classe B ótima (https://revistaantenna.com.br/construa-um-amplificador-em-classe-a-para-algo-mais-parte-ii/) e os de um bom amplificador de potência da década de 1970, o Tarkus TP 2170, que, apesar de um pouco mais potente, enquadra-se na faixa de potência proposta para o “Hi-End”.

Vemos, então, que o amplificador “Hi-End” analisado não tem nada que possa classificá-lo como um amplificador excepcional ou diferenciado, e, acreditamos, as outras variações em cima deste mesmo circuito, vendidas pelos demais montadores no Mercado Livre e em sítios na Internet, também não serão muito diferentes.

Por outro lado, esses circuitos também não são ruins. Apresentam boas características técnicas para o que custam e, se montados com os devidos cuidados em chassis apropriado, com uma boa fonte de alimentação, bem filtrada, com certeza trarão satisfação para o ouvinte.

O que não é possível, sinceramente, é compará-los com os Mark Levinson, Krell, Cambridge Audio e demais produtos sofisticados que estão disponíveis no mercado, alguns a preços fora da possibilidade do cidadão comum, ou mesmo com os bons amplificadores residenciais fabricados no Brasil, como o deste link: https://aataudio.com.br/amplificadores/amplificadores-de-potencia/pm-1/, por exemplo.

E ficamos por aqui. Até a próxima!

5 comentários sobre “O Amplificador “HI-END”

  1. Fabio30 de janeiro de 2023 às 2:40 PMResponder

    quantas espiras tem essa bobina, qual a medida de indutância dela?

    1. Antenna31 de janeiro de 2023 às 1:49 PMResponder

      Prezado Fábio, esse indutor não é crítico em seu valor, e qualquer coisa entre 2 e 4 microhenries deve servir. Na placa da montagem, utilizei um resistor de 10 ohms por 3W como corpo e o preenchi completamente com fio bitola 19AWG. Boa sorte em sua montagem e abraço.

  2. Fabio31 de janeiro de 2023 às 8:23 PMResponder

    valeu, obrigado

  3. Fabio3 de fevereiro de 2023 às 6:47 PMResponder

    Fiz a montagem, achei boa a qualidade sonora, porém ele tem o ganho muito baixo, montei duas unidades pra fazer um estéreo, talvez monte algum pré amplificador pra usar com ele.

  4. Fábio23 de março de 2023 às 3:22 PMResponder

    Qual é o resistor pra ajuste de ganho?

Deixe um comentário