Por dentro de um micro de um televisor
Na figura 1 temos o diagrama em blocos de um micro de um televisor, do tempo em que os animais falavam.
Esta figura foi extraída do livro que citei na abertura do artigo, com a autorização do autor, este que vos escreve!
Não se trata de um micro de um smart tv ou de uma geladeira, mas isso não vem ao caso e você já irá entender onde pretendo chegar, se não parar de ler por aqui.
Observe os dois blocos vermelhos na Fig.1 onde temos as palavras “XTAL” e “RESET”.
Lembre-se que o título deste artigo diz “o que é importante todo técnico reparador saber” e não menciono a sigla TV porque, como veremos, a partir de agora, o que será tratado aqui servirá para todos os equipamentos microcontrolados, desde o carrinho com controle remoto à sua super poderosa smart tv com 1 bilhão de cores!
Testes preliminares quando se repara um aparelho microcontrolado.
Ufa! É aqui que eu quero, finalmente, chegar. Se a placa principal do equipamento eletrônico que você está tentando reparar tem um “micro”, ou seja, o equipamento é microcontrolado, você precisa se preocupar com três itens principais antes de pensar em trocá-lo desvairadamente, como muita gente faz (ou pensa em fazer) caso o “coitado do equipamento” esteja parecendo morto (às vezes pode estar só fingindo-se de morto).
O primeiro item é óbvio e todo técnico reparador está “careca de saber” (literalmente): existe alimentação chegando no micro, geralmente 5VDC?
Repare que a pergunta não foi se a fonte de 5V está ok e sim se alimentação chega no pino do micro que deve receber esta tensão.
Parece que eu estou “chovendo no molhado” ao dizer isso, mas tenho certeza de que muita gente boa, às vezes, “esquece” desta condição obrigatória.
Supondo que você “não deu esse mole” como dizem por aí, então agora é hora de examinar os outros dois pontos ESSENCIAIS para um micro funcionar: – oscilador interno feito por um cristal (geralmente) e reset.
Comecemos pelo reset: – o que ele é e para que ele serve?
Sempre defendi a ideia de que devemos começar a estudar qualquer coisa nova entendendo o significado das palavras “estranhas” que estamos vendo pela primeira vez na vida.